Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Um dos chefs deixa o premiado Clos de Tapas

O empresário Marcelo Fernandes, dono do Kinoshita, do Attimo e do Mercearia do Francês, trouxe da Espanha o casal Ligia Karazawa e Raúl Jiménez García para pilotar os fogões do Clos de Tapas, inaugurado no ano passado. A quatro mãos, os cozinheiros elaboraram um instigante menu que levou o restaurante a ser eleito o melhor […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 11h48 - Publicado em 26 nov 2012, 17h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ligia: agora em sozinha na direção do Clos de Tapas (Foto: Gladstone Campos)

    O empresário Marcelo Fernandes, dono do Kinoshita, do Attimo e do Mercearia do Francês, trouxe da Espanha o casal Ligia Karazawa e Raúl Jiménez García para pilotar os fogões do Clos de Tapas, inaugurado no ano passado. A quatro mãos, os cozinheiros elaboraram um instigante menu que levou o restaurante a ser eleito o melhor espanhol pela mais recente edição especial “Comer & Beber”, de VEJA SÃO PAULO. Foi premiada a força criativa da dupla, autora de um cardápio ibérico contemporâneo constantemente renovado.

    Continua após a publicidade

    A parceria profissional e o casamento chegaram ao fim. Jiménez deixou o estabelecimento no dia 17 de novembro e retornou à Espanha. No Facebook, ele explicou que motivos pessoais o levaram a se desvincular do restaurante. “Três anos de ilusão, esforços e reconhecimentos me fazem encarar o futuro com otimismo e com a certeza de que a cada dia amo mais minha profissão”, escreveu. “Desejo tudo de bom a Ligia e a equipe, que são incríveis.”

    Conversei com Ligia. Ela conta que Raúl estava com certa dificuldade de se adaptar em São Paulo “Para você ter uma ideia, ele foi assaltado umas  seis vezes, em uma delas com muita violência indo parar no hospital”, diz. A chef lamenta a perda. “Ele é um cara supercriativo. Era muito bom trabalhar com ele. Tínhamos uma convivência e uma cumplicidade de vários anos.”

    Sobre o restaurante, a chef é categórica: “O projeto segue. Embora tivesse a parceria do Raúl, eu tinha mais peso no trabalho. Não haverá mudança de estilo. O nível e a qualidade serão mantidos.”

    Continua após a publicidade

    De acordo com ela, o que levou a saída do ex-companheiro foi a incapacidade dele se desligar do trabalho. “Ele é uma pessoa maravilhosa, mas muito nervosa. Não conseguia se desprender do trabalho. Em alguns momentos de ele dizia que ia embora o que acabou gerando um desgaste. São ciclos que se fecham para outros se abrirem.”

    Conversei com o restaurateur Marcelo Fernandes, que está em viagem pelo Japão. “Lamento que o Raúl não tenha se adaptado à ideia de tropicalizar o conceito do Clos de Tapas, um pedido dos clientes”, afirma. “Confio no trabalho da Ligia em seguir o conceito que imprimimos, fazendo atualizações constantes no menu .” O empresário reforça que o Clos de Tapas continua a trabalhar com ingredientes exclusivos de pequenos produtores sempre com o uso de técnicas avançadas e apresentações simples. “É a nossa marca”.

    Continua após a publicidade

    Jiménez: de volta para a Espanha sem endereço profissional definido (Foto: Fredy Uehara)

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.