Em 1988, o escritor inglês Roald Dahl publicou Matilda, que se tornou um clássico da literatura infantojuvenil. Oito anos depois, um filme baseado na personagem foi lançado e popularizou a história ainda mais. A Cia. do Fubá também investe na narrativa no espetáculo A Menina Lia, livremente inspirado na obra de Dahl. No centro do enredo aparece Lia (Bia Campos), uma garota cujo interesse passa longe da TV e dos videogames. Ela gosta mesmo é dos livros. Muito inteligente, aprendeu a ler e escrever sozinha. Seus pais, contudo, desvalorizam suas opções, não veem importância nos estudos e chegam a enviá-la para a escola como uma espécie de castigo.
+ Filmes para ver com as crianças no cinema
+ Cia. Le Plat du Jour é referência em teatro infantil
Na companhia de novos amigos, como Régis (Leonardo Devitto), e da adorável professora Mel (Maria Tuca Fanchin), ela se sente no lugar certo. Tudo vai bem até Dona Leonino (Bruno Gavranic, em cômica interpretação), a diretora da escola, começar a atormentar os alunos. Para expulsar essa mulher da sua vida e ajudar os colegas, Lia usa a criatividade. Ela, por exemplo, grava a voz de um dos amigos imitando um fantasma para assustar Dona Leonino.
Escrita pela também diretora Fernanda Gama, a peça traz ideias interessantes, capazes de agradar tanto à criançada quanto aos adultos. Dividindo-se em mais de um papel, os quatro atores ganham a atenção da plateia com interpretações ora divertidas, ora intrigantes. Funcionam muito bem ainda o cenário simples e bacana e a suave trilha sonora. Trata-se aqui de um programa de qualidade e com ingresso a preço razoável para toda a família.
Avaliação ✪✪✪