Pensar que quando surgiu em 1975 no Rio de Janeiro, a primeira unidade do rodízio Porcão ficava em plena Avenida Brasil, a mesma que dá nome à novela de João Emanuel Carneiro. De lá para cá muito coisa mudou. Porcão virou sinônimo de churrasco bacana e se tornou uma rede.
O controle do grupo passou dos fundadores, membros da família Mocellin, para o braço gastronômico do fundo de investimento Brasil Private Equity (BPE), o Brasil Foodservice Group (BFG). A empresa, que é dona de outros restaurantes, vem passando por uma tremenda expansão e prepara-se para fincar sua bandeira em São Paulo a partir de outubro.
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São dois os modelos de negócios, totalizando um investimento de 12 milhões de reais, como informa José Ricardo Tostes, diretor do BFG. Mais simples, embora tenha um nome pomposo, o Porcão Gourmet faz a linha expressa e apresentará diversas ilhas de bufês com saladas, comida japonesa, massas e grelhados, que são a marca da casa. Terá duas unidades paulistanas, uma no Shopping West Plaza e outra no Raposo Shopping. Cada loja custará 3,5 milhões de reais.
Mais sofisticado, o rodízio também terá uma filial paulistana. Ela será erguida ao custo de 5 milhões de reais no mesmo ponto onde, por décadas, funcionou o Ilha – Clube do Churrasco, na Avenida São Gualter, 679, Alto de Pinheiros. Não é a primeira investida da churrascaria na cidade. A primeira delas foi em 1991 e durou apenas seis anos.
Dono também do restaurante Garcia & Rodrigues, o BFG pôs abaixo outra de suas grifes na cidade, a churrascaria em estilo americano Johnnie Pepper, que funcionava no Itaim. No mesmo endereço, está previsto mais um Garcia & Rodrigues, que já existe no Shopping Vila Olímpia. A nova unidade, ainda sem data para as obras, funcionará no formato boulangerie.