Como celebração das duas primeiras décadas da pizzaria Primo Basílico, que acaba de completar 21 anos, seus proprietários bolaram uma ação diferentona. Foram convidadas seis chefs de outros restaurantes paulistanos para criar um cardápio especial em um evento intitulado Pizza das Meninas. “O universo da pizza é muito masculino. Não conheço nenhuma pizzaiola”, diz Gabriel Carmona de Campos, um dos sócios da Primo Basílico e filho do fundador, Ismael de Campos. “Todas colocaram a mão na massa de verdade. Não só sugeriram os ingredientes como testaram pessoalmente as receitas.”
O resultado pode ser conferido a partir do jantar de terça (5), quando entra em cartaz o menu comemorativo. Para começar, terá o petisco de queijo de coalho com melaço e pesto de cheiro-verde ( R$ 20,00), criado por Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto. Em seguida, poderão ser pedidas as coberturas elaboradas por Paola Carosella, do Arturito, (queijo caciocavallo, mussarela especial, abobrinha, azeite com pimenta, hortelã e manjericão) , Danielle Dahoui, do Ruella, (queijo boursin, presunto cru, manjericão, tomatinhos, rúcula e flor de sal), Carla Pernambuco, do Carlota, (mussarela especial, pimentão vermelho, figo e presunto cru), Bel Coelho, do Dui, (paio, couve e mussarela especial) e Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, (linguiça artesanal, queijo meia cura e salsinha). As três primeiras custam 60 reais cada uma e as outras duas, 55 reais cada. O cardápio poderá ser apreciado até 5 de julho.
Gabriel conta que o lucro obtido com essas pizzas será destinado à Gastromotiva, associação que promove cursos profissionalizantes de cozinha, salão e empreendedorismo gastronômico para pessoas sem recursos financeiros. Ainda como parte das comemorações iniciadas no ano passado, será lançado um livro de memórias e receitas do restaurante pela Editora DBA. Em suas páginas não estarão somente a maneira de preparar a massa crocante e uma seleção de coberturas, mas também sobremesas e drinques de sucesso. A obra, ilustrada com fotos de Zaida Siqueira e texto de Adriana Amback, trará depoimentos dos proprietários, assim como de amigos e clientes famosos, entre eles o restaurateur Walter Mancini e o senador Eduardo Suplicy. “Gostaria de ter o livro pronto em setembro, no máximo em outubro”, diz o empresário.