O ano de 2019 promete para a rede La Guapa, que deve ter três novas lojas e quase dobrar o número de endereços em São Paulo. Quando noticiei no blog a criação do mix de café e casa de empanadas, o assunto era tratado como negócio de estado, um segredo absoluto pelos zelosos proprietários.
A primeira delas surgiu em 2014, resultado de uma associação da chef Paola Carosella, dona do Arturito e uma das juradas do MasterChef (cuja estreia da décima temporada está programada para o domingo, 24), com o empresário e dono do Mangiare Gastronomia, Benny Goldenberg, O ponto pioneiro surgiu no Itaim (sobre essa loja, volto a falar mais adiante). No mesmo ano, veio a segunda filial, dessa vez no interior da Livraria da Vila, nos Jardins.
Essa multiplicação prosseguiu em 2016 com a chegada da grife de ótimas empanadas em Pinheiros, na concorrida Rua dos Pinheiros. No ano passado, foi montada a mais nova das lojas, dessa vez na região do Brooklin.
Goldenberg e Carosella prometem quase dobrar o tamanho da rede até agosto de 2019. “Vamos abrir três unidades só neste ano”, confirma o restaurateur. A primeira delas deve estar pronta em 28 de março, uma quinta. Fica na Rua Antonio Carlos, 452, no efervescente pedaço do Baixo Augusta, em sobradinho antes ocupado pelo Vanilla Caffè. “Com 50 lugares, será nossa maior loja em espaço de atendimento”, conta. Faltam apenas os últimos detalhes, como se vê na foto que abre esta resenha. Como essa, todas as lojas são próprias. Não se trabalha com franquias.
A La Guapa tem previsão de chegada ao Shopping Higienópolis, no piso Pacaembu, em abril. Como já acontece com a unidade dos Jardins, mais uma vez dividirá espaço com Livraria da Vila, que também abrigará um mais um bistrô Le Jazz Brasserie, como noticiei com exclusividade no blog.
Finalmente, a empanaderia fincará sua bandeira no centro a partir de agosto. A rua escolhida é a Major Sertório. O número ainda é segredo, mas fica na mesma vizinhança de A Casa do Porco, Hot Pork, Bar da Dona Onça, Z Deli Sanduwich Shop, Tokyo, e JazzB, entre tantos outros lugares bacanas que vem mudando a cara do centrão. Sim, cada vez mais gastronômico e sem frescura.
“La Guapa nasceu com o esse intuito de expansão. Mas como somos muito sérios e cuidadosos, a gente se organizou desde o início para, com baixíssimo investimento, ter um crescimento pé no chão, muito orgânico e com os nossos próprios investimentos”, revela Paola. A chef também explica que foi possível abrir a segunda loja com o lucro da primeira e, assim, sucessivamente. “Depois, melhoramos a fábrica e implementamos novos sistemas de produção. Agora, sentimos que estamos com uma equipe sólida e capacidade de produzir mais”, comemora. O novos pontos sempre interessaram a ela e Goldenberg, eram regiões da cidade onde queriam estar presentes. “Tenho a sensação de estarmos prontos para um passo assim.”
Como se toda essa movimentação fosse pouca, a semente de tudo, no Itaim, passou por uma reforma em janeiro para adotar o padrão visual da loja do Brooklin, que será o da rede. No segundo semestre de 2019, a unidade de Pinheiros também vai passar por uma adequação. Empanada tem poder!
Além das lojas, também é possível provar algumas dessas delícias na Feira do Campeões (clique aqui para ler matéria). Estarão no estande da La Guapa, de 29 a 31 de março, a salteña, versão clássica de carne, e o sabor criado especialmente para o evento, o caiçara, de palmito, verdes e queijo, a 7,50 reais cada uma. Também poderá ser provado o famoso tabletón, mix de massa crocante com raspas de limão-siciliano e laranja, doce de leite, pó de cacau e chantili de cachaça, de dar água na boca e a 16 reais.
Texto publicado na edição nº 2628, de 29 de março de 2019:
O ano promete para a rede La Guapa, que quase dobrará o número de casas. Desde a abertura no Itaim Bibi, em 2014, a chef Paola Carosella, dona do Arturito e uma das juradas do MasterChef, e Benny Goldenberg, empresário e dono do Mangiare Gastronomia, levaram a ideia pioneira do café com empanadas aos Jardins, a Pinheiros e ao Brooklin. A primeira unidade da nova leva de endereços tinha previsão de abertura na quinta (28), em um sobradinho na Rua Antônio Carlos, 452, no Baixo Augusta. “Com cinquenta lugares, é a maior loja em espaço de atendimento”, conta Goldenberg. As próximas estreias são no Shopping Higienópolis, em abril, e na Rua Major Sertório, no centro, a partir de agosto. Para adotar o padrão visual da casa do Brooklin, que será o de toda a rede, a matriz foi reformada em janeiro. No segundo semestre, a adequação será na unidade de Pinheiros.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha.