Uma história de vida com uma grande guinada pessoal e profissional. Esse é o tema do 26º episódio do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia. Eu converso com o açougueiro e churrasqueiro pop, Rogerio Betti. Ele é dono de dois megassucessos, a butique de carnes DeBetti Dry Aged e o bar-churrascaria Quintal DeBetti, que nos cálculos deles e de seus sócios, recebe o 30.000 pessoas por mês. Um recorde! “É o restaurante com o maior número de clientes do Brasil”, comemora.
Embora tenha nascido em uma família de açougueiros – seu bisavó começou a vida com um estabelecimento no centro, depois transferido para a Bela Vista – e tenha acompanhado o trabalho muito de perto, ele nunca sonhou em seguir no ramo. “Quando entrei na faculdade — fiz administração [de empresas] na Faap, um lugar de boyzinho — eu trabalhava no açougue e ia para lá cheirando a carne, o que me deixava constrangido”, lembra.
Também não era um bom momento para esse segmento, que passou a enfrentar a concorrência dos supermercados. “Tinha colocado uma pedra no assunto porque o negócio estava muito decadente, sempre que me lembrava disso me entristecia”, conta ele cujo um dos tios foi dono da rede de açougues Flórida que chegou a ter 38 unidades e desapareceu no início dos anos 2000. Esse cenário facilitou a decisão em trabalhar no mercado financeiro. Ele usou terno e gravata por quase duas décadas.
Esse panorama começou a mudar em 2014, quando Betti resolveu produzir cortes dry aged em casa. Ou seja, há apenas cinco anos. Depois desse pontapé quase amador, surgiu a butique de carnes três anos atrás e, no ano passado, o fenômeno Quintal DeBetti.
Com essa ascensão, o empresário reconhece: “Agora é legal. Tenho o maior orgulho da minha história e da minha família. Antes, tinha certa vergonha de dizer que meu pai era açougueiro.”
Betti está ampliando sua participação nesse universo carnívoro. Prepara-se para abrir ainda neste mês de dezembro a primeira loja do restaurante virtual Sheikh Burger no Shopping Morumbi.
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