O casal Adriana Salay e Rodrigo Oliveira, ela historiadora e ele chef do Mocotó, na Vila Medeiros, dão um importante passo no projeto Quebrada Alimentada, que continua a cozinhar e distribuir refeições diariamente no bairro da Zona Norte, bem como cestas básicas mensalmente — por essa ação, eles receberam o prêmio causa social de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2020.
A proposta é construir uma cozinha-escola comunitária no vizinho Jardim Julieta junto a uma ocupação. Com o local pronto, a meta é preparar e ofertar 500 refeições todos os dias e assim contribuir para mitigar a fome dos moradores da região. Não é só. O espaço também servirá para oferecer formação profissional em gastronomia para as pessoas do bairro.
Um parceiro que aderiu ao projeto é Diego Sacilotto, da La Crosta Forneria, a pizzaria número 1 da cidade por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, que pretende ensinar como preparar e assar a receita campeã.
Para dar continuidade às obras, Adriana e Rodrigo Oliveira colocaram no ar uma vaquinha on-line. Há cinco possibilidade de contribuir, e a primeira delas é a partir de R$ 40,00. O intuito é arrecadar R$ 160 000,00 até março deste ano.
Quem quiser conhecer de perto o Mocotó e as ações da dupla vale dar um pulo ao restaurante. Por lá, a sugestão é acompanhar a exposição montada no segundo piso para contar a história dos cinquenta anos do Mocotó, no começo uma casa do norte.
Além de uma linha do tempo e fotos de personagens e pratos como dos dadinhos de tapioca criados por Rodrigo, há uma recriação do antigo salão que funciona no térreo, mas foi totalmente remodelado posteriormente. A mostra fica em cartaz até fevereiro, só na matriz.
Mocotó
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros, telefone 2951-3056.
Instagram: @mocotorestaurante.
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de janeiro de 2024, edição nº 2874
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android