Quer tirar um chef do sério? Experimente pedir para trocar o ingrediente de um prato. Quando escuta algo do tipo, o cozinheiro pode até dar um sorriso amarelo e se esmerar numa recusa educada. No fundo, porém, como revela a pesquisa, o pedido é tão ofensivo quanto sugerir a um pintor que mude as cores de uma tela.
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Os chefs nunca vão confessar em público também quanto abominam algumas atitudes à mesa, como a do sujeito que insiste em cortar o espaguete com a faca. E o que fazer para agradar a esses profissionais, tão sensíveis e vaidosos? Pergunte os detalhes de uma receita. Soa como música aos ouvidos deles.
A PIOR COISA QUE UM CLIENTE PODE FAZER
1º — Maltratar o chef ou alguém de sua equipe
2º — Pedir alterações num prato
3º — Dar palpites no menu
QUAIS SÃO OS MELHORES CLIENTES
1º — Amantes da gastronomia
2º — Corporativos
3º — Endinheirados
AS PERGUNTAS PREFERIDAS OU O QUE GOSTA DE OUVIR DO CLIENTE
1º — Detalhes sobre a preparação de um prato
2º — Elogio ao trabalho
3º — Pedir uma sugestão do cardápio
+ Pesquisa: longe dos olhos do público
OS DEZ PIORES PECADOS DE UM CLIENTE
1 — Cortar o espaguete com a faca
2 — Pedir para chamar o chef na mesa e fingir que o conhece diante dos amigos
3 — Devolver o prato sem motivo
4 — Pedir bife sola torrado
5 — Perguntar se o peixe está fresco
6 — Montar uma receita nova con itens que não fazem parte do cardápio
7 — Dividir o prato e no fim ainda dizer que estava ruim
8 — Dar carteirada para passar na frente de outros clientes
9 — Fazer comparações com a comida de outros restaurantes diante do chef
10 — Não pagar os 10% dos garçons