No ramo dos restaurantes e bares, muitos negócios começam em família. Misturar os rótulos de mãe, filho, chef, funcionário, patrão e sócio parece um risco, mas as parcerias de sucesso existem. Nas vésperas do Dia das Mães, conheça o que os herdeiros e as mamães falam sobre essa sociedade.
+ Confira o especial para o Dia das Mães
Regina Maatouk comanda o restaurante Monte Líbano com sua mãe, Alice, de 80 anos. São 26 anos de trabalho e muita convivência. “Sou o que sou hoje por causa dela”, afirma Regina. “Ela me ensinou tudo o que sei”.
Renata Vanzetto, chef do Ema e do Marakuthai, conta com sua mãe Silvia para diversas tarefas em seus restaurantes. Além da decoração, a parte administrativa fica por conta dela. “É a pessoa em que eu mais confio, ela cuida da parte chata das casas”, conta a filha, rindo.
+ Brunchs e cafés para o Dia das Mães
Dona Felicidade empresta seu nome ao bar homônimo. Com seus filhos Toninho, Sergio e Elisabete, a senhora de 89 anos não deixa a cozinha de lado. Ainda que não prepare mais pratos, ela faz a parte de relações públicas, explica Toninho, seu filho mais velho. Ele trabalha com a mãe desde os 15 anos e admira a simpatia de Felicidade, que conquista os clientes. Os almoços em família são quase diários. “Ficamos todo dia ao lado da Felicidade”, conta Toninho, num gracioso trocadilho.
Na Academia da Gula, as refeições em família são acompanhadas de vinho. Daniella Brito trabalha com a mãe, Rosa, que pilota a cozinha. “O bar virou uma grande festa de amigos e família”, conta a filha, que tenta aprender aos poucos as receitas.
+ Menus completos para o Dia das Mães por menos de 100 reais
O Bendito Quindim é um negócio de família. Os filhos Lucas e Cauê trabalham com a mãe, Cátia Farias Fantone, que prepara os doces. O pai, Ricardo, também está no negócio. Lucas, de 24 anos, fica no caixa e cuida da parte administrativa, enquanto Cauê, de 26 anos, ajuda na cozinha. O filho mais novo se surpreendeu ao perceber que trabalhar em família é fácil. “Me entendo bem com a minha mãe. Ela está sempre disposta a ensinar coisas”, conta Lucas.
Concetta Pappalardo, de 70 anos, é mãe do confeiteiro do ano, Rafael Barros, do Opera Ganache. A parceria entre os dois já dura doze anos. “É tanto tempo de convivência que os dois pensam na mesma coisa, ao mesmo tempo”, confia Concetta. Mãe e filho compartilham a loja e a data de aniversário, o dia 30 de maio. “Somos geminianos, é muita afinidade, nos damos muito bem”.