Livro retrata belas perspectivas aéreas da cidade
<em>Sobre São Paulo</em> traz registros de diferentes pontos do skyline da metrópole
Depois de desafiar as noções tradicionais de perspectiva ao retratar favelas do Rio de Janeiro na série Entre Morros, a fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe se voltou para a cidade que a abriga desde 1989. Com lançamento previsto para sexta (5), às 19h30, na feira SP-Arte, o livro Sobre São Paulo (Estúdio Madalena; 209 páginas; R$ 110,00) traz registros de diferentes pontos do skyline da metrópole. Durante um ano e meio ela sobrevoou a capital quatro vezes de helicóptero e subiu à cobertura de edifícios, inclusive alguns tradicionais, como a sede da Fiesp, na Avenida Paulista, e o Martinelli, no centro.
+ Leia mais sobre arquitetura e urbanismo no blog Morar em SP
O resultado são horizontes repletos de prédios, muitas vezes alterados por sobreposições fotográficas, o que elimina das obras o aspecto documental. “Tentei mimetizar o gigantismo daqui”, explica Claudia. “É tudo tão grande que não fazia sentido a presença humana nas imagens.” Ainda assim, o que mais atrai a artista na vida da cidade é justamente sua população. “Há um curioso contraste entre o concreto insensível e pessoas tão interessantes”, entende.
Sobre São Paulo é o primeiro lançamento editorial do Estúdio Madalena, centro cultural dedicado à fotografia e tocado desde 2002 por Iatã Cannabrava e pelo catalão Claudi Carreras. O projeto gráfico do volume, em forma de sanfona, compõe-se de cinco grandes sequências de perspectivas aéreas. Quando abertas totalmente, as imagens chegam a ter quase 20 metros de comprimento. “Com esse formato, a cidade se revela aos poucos nos registros”, diz Cannabrava. Trechos de textos e músicas de fontes distintas (o padre Anchieta, Prestes Maia e Arnaldo Antunes, entre outros) recheiam o verso das páginas.