Continua após publicidade

João Gabbardo prevê recorde de mortes em ‘alta escala’ nesta terça

Coordenador do Centro de Contingência pede que Marcelo Queiroga não se posicione contra lockdown; São Paulo bateu marca de 600 mortes por Covid

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2021, 14h44 - Publicado em 16 mar 2021, 14h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • João Gabbardo, médico e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, criticou o novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, em sua conta no Twitter na manhã desta terça-feira (16), e também previu recorde em ‘alta escala’ no Brasil para os números da Covid-19. 

    Queiroga assume a pasta deixada por Pazuello. Gabbardo repudiou as falas em que o novo ministro descarta a possibilidade de lockdown no país. Queiroga também disse que ‘ministro da saúde executa a política de governo’. “Quando assumir vai se deparar com os piores números da pandemia. Recorde de óbitos hoje será em alta escala”, disse o médico do Centro de Contingência de SP.

    A crítica vem após o estado de São Paulo ultrapassar a marca das 600 mortes diárias por Covid-19 e bater recorde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 679 óbitos por causa da doença. Os números recordistas em âmbito nacional que Gabbardo projeta sairão nesta terça ao final do dia e SP deve continuar com registros altos de mortes.

    O recorde anterior tinha sido na sexta (12), com 521 mortes. A escalada de casos tem sido rápida: os óbitos diários ficavam abaixo dos 400 no mês passado e de uma semana para a outra essa estatística saltou 28,2% em São Paulo. A taxa atual de ocupação de UTIs no estado é de 89%. Na região metropolitana, ela chega a 90%.

    Continua após a publicidade

    Nesta segunda (15), o estado entrou em uma fase emergencial mais restritiva, mas o governador João Doria não descarta a possibilidade de medidas ainda mais severas para conter o avanço do coronavírus e diminuir as taxas de ocupação nos hospitais caso a fase atual não surta o efeito esperado.

    +Assine a Vejinha a partir de 6,90.

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.