Diagnosticado na última terça-feira (28) com pneumonia viral, o cantor sertanejo Zé Felipe teve que cancelar três apresentações que faria nos próximos dias. O anúncio foi feito através das redes sociais do artista por sua assessoria de imprensa.
Com agenda cheia, Zé Felipe, que se recupera em casa, teria shows em Guarapari, no Espírito Santo, amanhã (30), em Ortigueira, no Paraná, na sexta-feira (31) e em Torres, no Rio Grande do Sul, no sábado, 1º. Além da pneumonia, outros seis integrantes da equipe foram diagnosticados com Covid-19 ou H3N2.
+ Capital amplia aplicação da vacina da gripe para todos os públicos
Sobre a doença
Em entrevista à Vejinha, o infectologista Marcio Nehab explicou sobre o diagnóstico e seu tratamento.
“A pneumonia é uma infecção/inflamação de uma parte do pulmão, e essa parte inflamada prejudica sua troca gasosa. E, com isso, você tem que respirar com uma frequência respiratória mais rápida”, explicou.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.
Ainda, segundo o especialista, a maioria das pneumonias é habitualmente benigna, levando aos sintomas conhecidos, como tosse e catarro. No caso de um quadro grave, a doença pode levar a uma queda dos seus níveis sanguíneos de oxigênio – a hipóxia.
“Pneumonia viral normalmente tem uma sazonalidade viral. Então ela é mais comum nos meses mais frios, mas ela pode ocorrer em qualquer época do ano”, completou Marcio.
Sintomas
– Tosse
– Febre
– Dor torácica
– Frequência cardíaca aumentada
– Catarro
Tratamento
Marcio Nehab explica que a única pneumonia viral que tem tratamento é aquela causada pela Influenza. Nesse caso, existem dois medicamentos comprovados, sob prescrição médica, que combatem o diagnóstico: Tamiflu e Relenza.
“Fora a Influenza, não tem um tratamento específico para o vírus que está causando a pneumonia viral”. Para infecções causadas por outros vírus, resta o tratamento dos sintomas, que depende de cada quadro.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.