Escrito pelas pediatras Roseli Sarni e Fabíola Suano, o livro De 0 a 1000: Os Dias Decisivos dos Bebês reúne dicas de cuidados antes e durante a gravidez e ao longo dos dois primeiros anos do bebê.
Esse período é considerado um dos mais importantes na vida da criança e requer cuidados. O título foi lançado no último dia 16 pelo selo SAÚDE da Editora Abril. O preço sugerido é de 29,90 reais. A obra está à venda em bancas, livrarias e e-commerces com a Amazon.
Selecionamos dez dicas do livro para deixar as mamães informadas:
Antes da gravidez
1. Mantenha distância do álcool
Está comprovado que no início da gravidez todos os órgãos do bebê são suscetíveis aos efeitos nocivos da bebida. Daí a importância de a mulher abolir as bebidas alcoólicas assim que o casal suspender os métodos contraceptivos.
2. Cuide das emoções
Dê uma geral nos seus hábitos de sono, analise o quanto tem se dedicado ao lazer e ao controle do stress e das tensões emocionais.
3. Faça um check-up
Mulheres devem fazer uma consulta com seu ginecologista/obstetra. É necessário um minucioso exame para, se for o caso, dar início a tratamentos e deixar tudo em paz antes de engravidar. O mesmo vale para o homem, que deve procurar um clínico ou urologista.
Durante a gravidez
4. Atenue o enjoo na gestação
Incrementar a água gelada com lascas de limão, hortelã ou gengibre é uma boa pedida para combater as náuseas. Outra dica preciosa é fracionar a alimentação ao longo do dia.
5. Não coma por dois
Há fartas evidências de que os quilos extras, além de prejudicar a mãe, contribuem para alterações no metabolismo do feto. Nada de comer em excesso.
6. Informe-se sobre os partos
No pré-natal, procure esclarecer todas as dúvidas sobre partos e visite o hospital onde dará à luz. Antecipar-se aos acontecimentos é uma maneira de garantir mais segurança e tranquilidade.
Depois da gravidez
7. Aproveite o primeiro contato
Assim que nasce, o filho deve ser colocado em contato com a pele da mãe. Isso favorece o vínculo com o bebê e a descida do leite, sem falar na calmaria após o parto.
8. Esvazie as mamas
O completo esvaziamento do seio é crucial para evitar o ingurgitamento, distúrbio marcado pela retenção de leite que provoca inchaço e dor.
9. Não bata tudo no liquidificador
Os vegetais da papinha devem ficar macios e não há necessidade de passar pela peneira ou pelo liquidificador.
10. Não se culpe
Não se angustie com o fato de ter que deixar o pequenino na escolinha para poder voltar ao trabalho. Com algumas precauções, a transição pode ser positiva para ambos os lados.