A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo informou nesta quinta-feira (30) que a capital já conta com 69 casos da variante Ômicron do novo coronavírus.
Em nota, a pasta informou ter recebido dados preliminares do programa de sequenciamento genético realizado em parceria com o Instituto Butantan, que indicam 52 novas amostras positivas da Ômicron.
+Estudo indica que vacinas aumentam proteção de quem já teve Covid-19
Esses dados são referentes a semana epidemiológica 50, a antepenúltima desse ano de 2021, conforme o calendário estabelecido pelo Sinam (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde. Ela equivale aos casos de 12 a 18 deste mês de dezembro.
Análises feitas pelo Instituto Butantan em amostras do vírus SARS-CoV-2 sequenciadas no estado de São Paulo indicam que a Grande São Paulo reúne, proporcionalmente, a maior presença da variante Ômicron: 5,4%.
Apesar de baixo, o índice é mais do que o dobro da média do estado, de 2,5%.
Um outro levantamento, feito pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mostrou que 64,7% das amostras do novo coronavírus sequenciadas pela instituição nos últimos 30 dias eram da variante Ômicron.