A cidade de São Paulo começa a aplicar nesta quinta-feira (17) a vacina contra a Covid-19 em crianças de seis meses a três anos de idade com comorbidades (imunossuprimidos e com deficiência permanente) e crianças indígenas.
Elas vão receber o imunizante da Pfizer especialmente para bebês, o único autorizado atualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, A capital recebeu 34 840 doses da vacina Pfizer pediátrica.
Serão três doses. A segunda dose deve ser aplicada após 28 dias da primeira, enquanto a terceira será administrada 56 dias após a segunda dose.
+ Covid-19: São Paulo inicia cadastro de crianças para xepa de vacina
As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e, para vacinar, os pais e responsáveis pelos bebês e crianças devem apresentar comprovantes de condição de risco, ou seja, receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades e condições previstas. Os documentos devem ter a identificação da criança, assinatura e carimbo do médico e estar dentro da validade de dois anos de emissão.
O município tem, ao todo, 367 439 crianças entre seis meses e três anos de idade. O calendário para vacinação dessa faixa etária sem comorbidades ainda será divulgado, mas os pais já podem se inscrever para a “xepa” da vacina: se ao fim do dia sobrar imunizantes, as crianças com estas idades podem tomar o imunizante mesmo sem comorbidades, desde que sejam moradoras da região da UBS (deve ser apresentado comprovante de endereço para inscrição prévia).