Continua após publicidade

Seguro emocional entrega lembrança de entes queridos após a morte

Empresa foi criada para eternizar momentos da vida com mensagens, fotos e vídeos de parentes e amigos depois da partida

Por Humberto Abdo
29 out 2021, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Parece coisa de cinema: após a morte de um familiar, parentes começam a receber cartas e mensagens com lembranças, desabafos e despedidas assinadas pelo ente querido. Essa é a proposta de Wladimir Chinchio, 41, e Valdemir Navarro, 54, criadores de um seguro de vida que mira bem no coração dos clientes e encaminha os vídeos e recados do segurado após sua morte. Chamada de seguro emocional, a Emotion Seguros nasceu incentivada, é claro, pela pandemia.

    “No seguro comum, os beneficiados recebem um valor em dinheiro, mas o impacto emocional não é coberto. Por isso, eu e meu sócio criamos lá em 2016 um software para as seguradoras oferecerem essa opção de mensagens”, relembra Wladimir. Nenhuma quis abraçar o projeto, que só foi desengavetado em 2020, conforme o país passou a lidar cada vez mais com a perda e o luto. “Acabou sendo a tempestade perfeita para assumir uma linguagem mais leve na hora da venda, sem falar de morte, mas de bons sentimentos e celebração.”

    A ideia já foi tema de filmes como P.S. Eu Te Amo (2007) e 18 Presentes (2020) e ganhou um tom ainda mais lúdico na abordagem da startup. “Ao apresentar o produto, não falo ‘quando você morrer’, falo ‘quando virar estrela’.” Na plataforma disponível para guardar os arquivos com memórias, vídeos e homenagens, as pastas foram apelidadas de “caixinhas de amor” e um assistente virtual, o Guido, conduz o usuário com sugestões de temas na hora de escrever algo novo.

    “Eu tenho duas filhas, então criei uma caixinha para a Lorena e outra para a Lívia.” E quanto mais específico, melhor. “Dá para incluir todo o contexto biográfico, como o prato favorito e sua receita, a emoção na formatura da escola e quando minha filha andou de bicicleta pela primeira vez.” Listar dados financeiros, senhas para redes sociais e instruções sobre algum objeto específico também são opções úteis.

    Para diminuir a burocracia, a empresa optou pelo preço fixo de 13,79 reais mensais, que dá direito à cobertura acidental de 15 000 reais e ao envio das lembranças, entregues em caixas com foto, recado e uma carta com o QR code para acessar as mensagens. Tudo isso após um psicólogo entrar em contato para explicar a surpresa deixada pelo segurado. “A pessoa não vai receber do nada, pois pode ter coisas boas… Ou não tão boas.”

    Continua após a publicidade

    Por enquanto, a novidade funciona em versão beta e deve ser lançada oficialmente até o fim de novembro. Segundo o fundador, o primeiro sinistro (o momento em que o assinante morre) ainda não aconteceu. “Felizmente e infelizmente não aconteceu, pois estamos nos preparando muito para acolher, surpreender e encantar.”

    Um homem de camisa social azul e careca posa sorrindo para a foto. Ele segura um casaco com a mão apoiado nos ombros
    Wladimir Chinchio: projeto engavetado desde 2016 retornou com a pandemia (J. Mantovani/Divulgação)

    +Assine a Vejinha a partir de 12,90.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 3 de novembro de 2021, edição nº 2762

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.