A Virada Cultural acontece nos dias 28 e 29 de maio em São Paulo. A prefeitura, no entanto, ainda não divulgou a programação do evento, o primeiro presencial após a pandemia de Covid-19.
Em 2019, a Virada Cultural levou quase 5 milhões de pessoas às ruas. Foi a maior edição já realizada, segundo o então prefeito Bruno Covas.
+ Em São Paulo, estação de metrô abriga pessoas em situação de rua
Neste ano, o evento deve acontecer de maneira descentralizada. As regiões que irão receber as atrações são centro e Butantã, na Zona Oeste; Freguesia do Ó e Parada Inglesa, na Zona Norte; Campo Limpo e M’Boi Mirim, na Zona Sul; e São Miguel Paulista e Itaquera, na Zona Leste.
No centro da cidade, a preocupação é com a segurança das pessoas, já que uma ação do governo do estado e da administração municipal acabou por dispersar os usuários de drogas da chamada nova Cracolândia. Eles estavam reunidos na Praça Princesa Isabel.
O que diz a prefeitura
“A Secretaria Municipal da Cultura informa que a Virada Cultural 2022 vai acontecer nos dias 28 e 29 e que a programação será divulgada em breve. A Virada de 2019 foi a última com um público inteiramente presencial. A SMC salienta que, em 2020, foi adotado um modelo híbrido”, diz a nota da prefeitura.