Sob o nome Pina Contemporânea, a Pinacoteca anuncia a inauguração do terceiro prédio da instituição. Localizado a 50 metros do edifício da Pina Luz, o local sediou, até 2014, o Grupo Escolar Prudente de Moraes, no Parque da Luz. O museu vinha negociando a concessão do local há alguns anos, com o intuito de expandir o espaço dedicado à arte contemporânea. Na segunda (23), a instituição anunciou a conquista do novo espaço.
Com quase 7 000 metros quadrados e mais de 3 000 metros quadrados de área construída, o complexo foi projetado originalmente pelo Escritório Ramos de Azevedo – o mesmo que projetou os outros dois espaços da Pinacoteca. Incendiado em 1930, porém, ele foi substituído, em 1950, por um edifício projetado pelo arquiteto modernista Hélio Duarte.
Além de espaços expositivos focados na produção feita a partir de 2010, a nova unidade pretende hospedar projetos de residência artística e programas de apoio a jovens artistas. A reforma terá um investimento de cerca de 5 milhões de reais, recurso proveniente do próprio museu e de verba particular. O projeto deve começar ainda neste semestre, para que o prédio seja inaugurado em 2018.