O faturamento do Papel Pop é um bom estímulo para quem pensa em investir em uma carreira na blogosfera. Em 2012, foram 600 000 reais, cifra que o criador, Phelipe Cruz, de 34 anos, quer elevar em 40% até o fim de 2013. Para quem ficou com inveja desses números, vale um aviso: a rotina extenuante de trabalho é motivo para pensar dez vezes antes de encarar um desafio assim. “Eu respiro internet 24 horas por dia”, jura ele, que trabalha de domingo a domingo, sem direito a desconexão, apesar de ter quatro colaboradores (incluindo um diretor comercial).
Há duas semanas, embarcou para quinze dias “de folga” entre Espanha e Inglaterra, mas não desgrudou dos gadgets. “Até na praia, em Barcelona, não deixava de atualizar a página pelo celular”, relata. “Não dá para segurar a audiência de outro jeito.” O grosso de seu público são adolescentes e jovens interessados nos textos, fotos e vídeos que publica sobre hits pop, venham eles do cinema, da música ou da TV. O perfil dos fãs fica evidente em seus números de acesso, que crescem 20% nas férias e tendem a despencar no Carnaval e nos feriados. “Quando comecei, em 2006, havia poucos blogs fortes”, lembra. “Começar do zero, hoje, é muito mais difícil.”
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