Com o tema “Se a Cidade, Se a Cidade Fosse Minha”, a 9ª Jornada do Patrimônio ocupa quatro museus de São Paulo no próximo fim de semana. A ação celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto.
A programação gratuita conta com apresentações musicais, passeios guiados e encontros com informações históricas sobre as instituições e os bairros da capital.
No sábado (19), às 10h, o Museu da Arte Sacra, na Luz, realiza a caminhada “Luz em pauta – Patrimônio Cultural e Memória”, que passa por pontos emblemáticos do bairro. As inscrições podem ser feitas na recepção do museu.
Às 14h, o Museu da Imigração, na Mooca, recebe apresentações da Orquestra Mundana Refugi, composta por músicos brasileiros, refugiados e imigrantes, e da cantora Fanta Kanotê. Os shows acontecem no jardim da instituição.
Das 16h às 18h, a Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, apresenta o encontro virtual “Patrimônio Paulista: Samba de Bumbo”, sobre a trajetória do samba na cidade.
Por fim, no sábado (19) e no domingo (20), das 10h30 às 14h30, o Museu Catavento, no Parque Dom Pedro II, oferece um tour guiado com curiosidades da arquitetura e história do local, que foi construído em 1924 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do estado.