Selecionamos os destaques da programação para o feriado do aniversário da cidade, na quarta (25). Confira:
Grandes esculturas no CCBB
Não se assuste: a partir do feriado de quarta (25/1), ao se aproximar do CCBB, você verá móveis escapando pelas paredes e janelas do edifício. A cena é mais uma façanha do austríaco Erwin Wurm, que ganha a mostra individual O Corpo É a Casa. Esculturas bem-humoradas como O Artista que Engoliu o Mundo e Conversível Gordo — uma grande Ferrari inflada — estão entre as quarenta obras que criticam o consumo desenfreado.
Festa no MIS
Como já é de costume, o MIS oferece uma programação intensa no dia do aniversário da cidade. Entre 10h e 21h, o evento Praia de Paulista ocupa a área externa do museu com shows dos grupos samba do Urso e Roberta Oliveira & o Bando de Lá. Haverá também exibição gratuita de filmes como Chega de Saudade, de Laís Bodanzky, e Não por Acaso, de Philippe Barcinski. Para fazer uma boquinha, o bar Pirajá oferece pastéis, caipirinhas e sanduíches. Durante todo o dia, a entrada para a mostra Silvio Santos Vem Aí! será gratuita.
Shows na Pinacoteca
Na Pinacoteca, a celebração será uma trilha sonora multicultural. O palco no estacionamento do prédio da Luz terá apresentações da banda de percussão coreana Salmunori às 13h30 e, uma hora depois, show de música tradicional cigana e judaica. às 16h é a vez da música tradicional boliviana e às 17h30 Samba do Bule. Claro que, para aguentar tantos shows, também haverá foodtrucks.
Carnaval com toque de arte
Para a 1ª Edição do Pira na Arte da Vila Madalena, a PontoArt Galeria se juntou com o Piratininga Bar e outros empreendimentos para fazer um carnaval com toque artístico. Diversos artistas plásticos fizeram intervenções divertidas em guarda-chuvas originalmente brancos para desfilarem pela rua Wisard. A folia acontece entre 12h e 18h.
Samba na Fiesp
A partir das 12h, o palco em frente ao prédio da Fiesp, na Avenida Paulista, terá o show da banda Os Originais do Samba. No repertório, músicas como Não Deixe o Samba Morrer e Mas que Nada animam o público com samba no pé.
Fotografia no Museu Afro Brasil
Falecido no mês de dezembro, o poeta e crítico Ferreira Gullar será homenageado no Museu Afro Brasil com uma releitura de sua obra. O livro Poema Sujo, uma de suas mais importantes publicações, foi inspiração para o fotógrafo Márcio Vasconcelos clicar paisagens de São Luís, onde se passa a narrativa. Oitenta imagens montam a exposição Visões de um Poema Sujo, com curadoria de Diógenes Moura. Outra mostra reúne mais de vinte esculturas do paulistano Paulo Otávio. A partir de quarta (25), ás 11h: na abertura, a entrada é gratuita.
Workshop no Museu da Casa Brasileira
Programação inusitada do MCB, a Oficina de Calçadas será ministrada pela artista Mirthes dos Santos Pinto. Criadora da calçada em branco e preto, que forma o mapa do Estado de São Paulo, ela ajuda o público a criar peças em MDF, a partir das 14h30. O melhor projeto ganha um modelo em ladrilho hidráulico. As incrições devem ser feitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.
Filme com trilha sonora ao vivo na Casa das Rosas
A charmosa Casa das Rosas conta com exibição do filme São Paulo, Sinfonia da Metrópole, que será acompanhada por trilha sonora ao vivo tocada pelo maestro e compositor Livio Tragtenberg.
Dança nas Oficinas Culturais
Na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, a partir das 11h, haverá show Cronistas da Cidade, com repertório de sambas clássicos. Já a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a São Paulo Companhia de Dança, às 16h00, para apresentações de um trecho de Pivô e do Grand Pas de Deux de Dom Quixote. Além disso, os bailarinos fazem performances com músicas como Sampa de Caetano Veloso, executadas ao vivo pela Camerata Erudita.