A companhia de cruzeiros MSC cancelou seus roteiros no Brasil nesta quarta-feira (23). A empresa alega demora na avaliação dos protocolos de segurança dos cruzeiros pelas autoridades sanitárias brasileiras.
Os protocolos adaptavam o funcionamento do navio à pandemia. Segundo a MSC, a documentação foi enviada em julho. Como até o momento não obteve resposta, a companhia não teria tempo hábil para os testes e embarque da tripulação, abastecimento e implementação de protocolos para as viagens na temporada de verão – iniciando em 16 de janeiro e terminando em 31 de março.
“Estamos tão desapontados quanto nossos hóspedes. […] Fizemos o nosso melhor para retomar as operações no Brasil com segurança e responsabilidade, assim como fizemos na Europa. Infelizmente, o tempo está contra nós e não tivemos outra opção a não ser cancelar nosso programa de cruzeiros 2020/2021”, afirmou Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC no Brasil.
Passageiros que haviam reservado viagens nas datas canceladas devem procurar a companhia. A MSC afirma que eles vão receber uma carta de crédito para fazer outro cruzeiro com a empresa, no valor da reserva original, que pode ser usada até o final de 2021, para viagens com saídas até 30 de abril de 2022.
Outra empresa de cruzeiros, a Costa Cruzeiros havia cancelados os roteiros em setembro, alegando também demora na aprovação dos protocolos sanitários. “Vimos que não dava para operar navios aqui neste ano porque não tinha um posicionamento claro”, afirmou Dario Rustico, presidente-executivo da Costa para a América do Sul.
Os cruzeiros devem voltar a fazer viagens pela costa brasileira em novembro de 2021.