O Minhocão, via com 3,6 quilômetros de extensão feita de concreto e asfalto na região central da cidade de São Paulo, completa meio século de existência, mas com uma novidade: se tornou um corredor de arte urbana, que coloriu uma região decadente e cinza da capital paulista e fez com que o paulistano pudesse ver o elevado com outros olhos.
A presença do Minhocão na vida da maior cidade do país nunca foi amistosa. A ideia de desativar o Elevado João Goulart para o tráfego é uma decisão amplamente discutida, mas em vez de derrubá-lo, agora já se admite transformar toda a área num imenso boulevard com jardins e pistas ocupadas por pedestres e ciclistas. Sai o carro e entra o paulistano para fazer do espaço uma grande área de lazer e de difusão cultural.
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Recentemente, os edifícios que já existiam ao longo do trajeto passaram a abrigar imensas obras. Os trabalhos foram feitos nas paredes laterais dos prédios, quase da mesma altura que os próprios empreendimentos. Quem passa de carro tem acesso às 42 pinturas como se estivesse em um museu aberto. São trabalhos multicoloridos, assinados por artistas como Kobra, Tek e Sapatintas.
Grafite
As próprias colunas de sustentação das pistas, no vão central da avenida General Olímpio da Silveira, frequentemente são usadas pelos grafiteiros. No local, já ocorreu até uma exposição de fotos, além de outras manifestações artísticas.
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No começo deste mês, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve em Nova York, nos Estados Unidos, e aproveitou para conhecer o parque High Line, que já foi uma espécie de Minhocão para os moradores de lá. O High Line era um via férrea muito antiga que cortava a cidade norte-americana e foi desativada em 1980.
Mas em vez de derrubar a linha, a prefeitura norte-americana fez uma revitalização de construções antigas. Com isso, promoveu uma restauração arquitetônica e artística do espaço e transformou a área em um grande jardim, com a criação de um ponto de lazer e visitação para moradores e turistas.
História
O Minhocão foi construído no início da década de 1970 para comportar o aumento do tráfego de veículos na capital paulista, reduzindo os congestionamentos nas ruas centrais.
A via aérea não conseguiu acabar com os congestionamentos e teve um efeito colateral: provocou a rápida deterioração urbana da região próxima do Elevado e ao longo de toda a sua extensão, entre os bairros República, Santa Cecília e Barra Funda.
Os imóveis localizados no entorno sofreram grande desvalorização. Os moradores de classe média, que viviam ali nos anos 1960 e 1970, deixaram os edifícios incomodados com o barulho dos veículos e com a poluição dos escapamentos.
Vários prédios ao longo do Elevado são considerados tesouros de estilos arquitetônicos europeus, de uma época em que as construções eram feitas por imigrantes, principalmente italianos.
Com a degradação da região, os espaços vazios passaram a ser ocupados por moradores de rua. No começo dos anos 1980, surgiu ali o embrião da “cracolândia”, que segue até hoje no centro.
Via congestionada
Não demorou muito para que o Elevado se tornasse a mais nova via congestionada da capital. É que na década de 1970 o país vivia um “boom” na venda de carros. A frota só cresceu nas últimas cinco décadas. Hoje em dia, em horários de pico, pelo menos 31 000 veículos passam por dia no local.
Nos últimos anos, o elevado passou a ser fechado a partir das 21 horas toda noite e ao longo do dia nos fins de semana, para permitir que os moradores usassem o local como ponto de lazer.
Denise Silveira, ciclo-ativista e defensora da ocupação dos espaços públicos pela população em ações culturais, esportivas e de lazer, é de opinião que o Minhocão deixou de ser odiado pelo paulistano, que entendeu que se pode transformar a via. ”Houve a intenção de fazer ali um corredor verde, mas não deu certo porque a prefeitura não conseguiu viabilizar a manutenção das empenas verdes”. As empenas, paredes laterais de um edifício, normalmente terminada em triângulo, as paredes-fachadas, que são usadas agora para abrigar os grafites gigantescos.
Segundo Denise, que participa de ações culturais como a “ciclovia musical”, que reúne, num mesmo evento, música e passeios de bicicletas pelas áreas centrais da capital, a transformação do elevado num “High Line” paulistano dependerá da prefeitura. “A ocupação do Elevado pelo paulistano é uma das coisas mais democráticas da maior cidade do país, pois permitirá se praticar a liberdade individual ou coletiva em atividades físicas, de lazer ou artísticas”, afirmou.
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