Continua após publicidade

Menos prepotência, mais essência, com Aline Matulja

A engenheira ambiental fala sobre trocar a degeneração pela regeneração: "A ecologia profunda é muito sobre autoconhecimento"

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 jan 2021, 00h10
Jornada da Calma Episódio 83 - menos prepotência, mais essência, com Aline Matulja
Jornada da Calma Episódio 83 - menos prepotência, mais essência, com Aline Matulja (Vejinha/Veja SP)
Continua após publicidade

Você tem vontade de viver a vida de maneira mais sustentável – mas talvez não saiba por onde começar? Precisa conhecer, então, o trabalho da engenheira ambiental Aline Matulja, convidada de Helena Galante para o episódio #83 do podcast Jornada da Calma. Focada em desenvolver um senso de ecologia profunda e sustentabilidade sem neura, Aline é professora na plataforma Yam e trabalha em mutirões, seja para plantar uma agrofloresta ou construir banheiros em comunidades sem saneamento básico.

“Quem resolve trabalhar com causas ambientais costuma ir por um caminho que traz muita frustração que é o do ‘Eu vou salvar o mundo’. Esse ‘eu’ já está tão isolado que, nesse pensamento, você não vai salvar nada. Nós vamos salvar o mundo – e um ‘nós’ muito maior do que a comunidade humana”, afirma. No propósito de reintegrar a comunidade humana nos ecossistemas, os desafios são grandes e sistêmicos. Como lidar, então? “A primeira coisa é dar uma grande respirada profunda. Assim retomamos um sentimento menos prepotente, de humildade em relação a toda existência.” É o primeiro passo para o contato com a nossa essência.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.