Desde março, a VEJA SÃO PAULO dedica uma página mensal da edição impressa a novidades e curiosidades sobre o Masp, além de alimentar constantemente a página online O Masp É Nosso. O objetivo é aproximar os paulistanos do processo de retomada do museu, que tem mobilizado empresários e colecionadores a fim de organizar as finanças da instituição e promover uma programação à altura de sua história. Confira abaixo, três notícias sobre o espaço neste mês:
Até que a arte nos separe
O Masp virou cenário de histórias de amor. Há três meses, Camila Rocha e Glauco Andreoti fizeram ali seu ensaio fotográfico pré-nupcial. A escolha remete ao início da relação: em trocas de e-mail, eles compartilhavam imagens de obras de Monet e Van Gogh. Outro frequentador, João Victor Aman escolheu o local para pedir Renata Cordeiro em casamento, há um ano. Foi uma surpresa preparada pelo rapaz, que inventou um simpósio de arquitetura para convencê- la a ir ao lugar. O museu entrou na brincadeira: cedeu o auditório e criou até lista de presença falsa do evento.
Retirante haitiano
Mais novo integrante da equipe do Masp, Clarens Chery, de 24 anos, saiu de Porto Príncipe em 2013, deixando para trás a tragédia do terremoto de 2010. Depois de destacar-se como líder comunitário em Florianópolis, ajudando na acolhida de outros imigrantes, decidiu continuar com sua militância em São Paulo. Agora estudante do 1° ano de direito na Faculdade Zumbi dos Palmares, trabalha em horário alternado como orientador de público no museu e atende os visitantes em cinco línguas (português, francês, crioulo, inglês e espanhol). Seu quadro preferido da coleção? Os Retirantes, de Candido Portinari.
Música no vão
A partir de 30 de junho, o Masp leva à Avenida Paulista o Vão na Quinta, uma programação de shows musicais gratuitos, que deve satisfazer desde roqueiros até os fãs do forró. O evento acontecerá em uma quinta-feira por mês, entre 18 e 22 horas. A banda Nomade Orquestra, da região do ABC, inaugura o palco tocando funk, jazz e rock, depois da apresentação de um DJ de música eletrônica. Para completar a noite, um lounge mobiliado vai servir como espaço de convivência e as food bikes vão animar o público com comidinhas e bons drinques.