Continua após publicidade

Leal à esperança, com Ana Claudia Quintana Arantes

Especialista em cuidados paliativos, a médica fala sobre não sucumbir quando as coisas não vão bem

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 ago 2021, 00h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Cantiga triste, pode com ela é quem não perdeu a alegria.” Esse poema de Adélia Prado curou a médica Ana Claudia Quintana Arantes de uma inquietação. Convidada de Helena Galante para o episódio #116 do podcast Jornada da Calma, Ana Claudia conta como é cuidar de pacientes em processo de adoecimento que inexoravelmente vão levar até a morte sem perder de vista a leveza. “Estar morrendo é estar vivo. Até que chegue o seu último suspiro, você está na sua vida”, ela fala. Com muita sensibilidade, a autora do livro A Morte É um Dia que Vale a Pena Viver conta de situações que são dramáticas, mas não precisam ser trágicas. “Enquanto a gente for capaz de sorrir e dar risada nos momentos que a gente esta vivendo algum perrengue, a gente consegue superar.”

    Quando as coisas não vão bem, onde achar a fonte de estabilidade para seguir? “Para mim, é sempre um caminho de ser leal à esperança de estar bem no momento que estiver tudo bem, porque se eu sucumbir no momento que estiver tudo ruim, vou perder a chance de aproveitar quando as coisas estiverem melhores ou até resolvidas”, afirma. Ela está à frente da Casa Paliativa, que acaba de lançar o livro Contém Esperança, com participação de 46 pacientes e familiares que enfrentam dores causadas por doenças que ameaçam a continuidade da vida. “Tem gente que tem o diagnóstico de uma doença grave e se dá conta da beleza da vida exatamente por esse motivo.”

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 39,96/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.