“Fraternidade, Liberdade e Igualdade” é o tema do novo mural de Eduardo Kobra, pintado em um muro na rua Capivari, no Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo.
+Nunes anuncia criação de estádio e bolsa atleta em homenagem a Pelé
Segundo o artista plástico, a obra traz valores da Revolução Francesa, que são universais e atuais. “Não existe futuro quando tantas pessoas estão em situação de vulnerabilidade, sem emprego, sem saúde e sem moradia; e quando tantas crianças e jovens não têm acesso à educação. Que este país seja vez mais justo e humanista”, disse.
Na adaptação do lema original, Kobra colocou a palavra “fraternidade” em primeiro lugar, já que o lema original traz o item por último. “Porque é fundamental recuperar o olhar, a atitude e a solidariedade para com o outro”, diz.
O espaço do mural foi disponibilizado por Ricardo Sayeg, jurista que também [e professor livre-docente da PUC-SP e imortal da Academia Paulista de Direito.
Antes da obra no Pacaembu, ele inaugurou uma outra, com dimensões bem maiores em Nova Iorque. O mural “O Futuro é Agora!” foi finalizado em setembro de 2022 em uma das fachadas da ONU (Organização das Nações Unidas), e tem 14 metros de altura por 24 metros de comprimento.
O artista urbano está em um momento de intensa produção artística. Recentemente ele foi tema de um documentário exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Neste link é possível conferir um trailer do filme.