A edição brasileira da feira de arte Not Cancelled começa nesta quarta-feira (10) e segue em cartaz até o dia 8 de julho. Trata-se de uma iniciativa on-line, organizada pela galerista brasiliense Karla Osório, em uma plataforma internacional, que abriga também feiras de outros localidades, como a Rússia e a capital japonesa Tóquio.
Participam da iniciativa 57 galerias que atuam majoritariamente no mercado primário — ou seja, os estabelecimentos comercializam obras de arte pela primeira vez. Dente os participantes, há grandes nomes do mercado de arte, como a galeria Luisa Strina, a Fortes D’Aloia & Gabriel, a Nara Roesler, Millan e a Casa Triângulo, além de estabelecimentos jovens, como a OMA Galeria e a Sé Galeria.
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90
A venda das obras, no entanto, não acontece na plataforma. Para comprá-las, é preciso manifestar interesse por e-mail, que coloca o colecionador em contato direto com a galeria. A apresentação das galerias participantes não ocorre de uma vez só, há um escalonamento, que não foi divulgado.
NOVAS INICIATIVAS NO MERCADO DA ARTE
A feira de arte Not Cancelled é uma das novas iniciativas que surgiu durante a pandemia de Covid-19. Ela responde à paralisação das atividades presenciais e ao cancelamento das principais feiras de arte no primeiro semestre.
Nesse conjunto, está também a p.art.ilha, que reuniu pequenas e médias galerias em uma ação, que oferece créditos aos colecionadores, quando realizadas compras, e também faz doações à entidades sociais.