A família Schurmann passou pelas ilhas mais isoladas e paradisíacas da Terra desde que iniciou uma nova expedição em 2021, e não houve uma única faixa de areia em que a tripulação não encontrou fragmentos de plástico.
Em abril de 2024, a exposição Voz dos Oceanos acontece no Shopping JK Iguatemi, na Zona Sul, reunindo imagens dos últimos dois anos de aventura do grupo em alto-mar e espaços interativos, voltados para a conscientização sobre a preservação dos oceanos.
“Hoje em dia não dá para ser ecochato, é preciso ser eco-sexy”, brinca David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos, o nome da expedição da família conhecida pelas aventuras marítimas. Durante noventa minutos os frequentadores vão circular por nove ambientes, que somam 1 000 metros quadrados.
+ Caixa SP abre exposição com obra hiper-realista de Giovani Caramello
“A jornada começa por uma réplica da proa do veleiro Kat (barco usado na expedição)”, diz Fabiana Schaeffer, CEO da Agência Netza, responsável pelo projeto. Depois, os visitantes se deparam com máscaras de mergulho com telas embutidas, onde é possível avistar o fundo do mar, além de painéis para descobrirem as principais espécies que habitam os mares e réplicas em tamanho real de corais.
“Primeiro as pessoas vão entender o que é o oceano, e depois os desafios que ele enfrenta”, conta Schurmann. Uma atividade vai incentivar os presentes a peneirarem um espaço repleto de areia para encontrar os minúsculos fragmentos de plástico presentes nas praias.
A exposição vai exibir também pedaços de lixo marítimo encontrados na jornada. “No Oceano Pacífico achamos garrafas com marcas nítidas de mordidas de peixe”, diz o CEO da Voz dos Oceanos. Por fim, os visitantes se deparam com uma réplica do ambiente interno do veleiro e é introduzido a soluções que ajudam a evitar a poluição dos mares.
+ Aquários e esculturas compõem mostra imersiva no Farol Santander
O plano é que a exposição, que conseguiu recursos pela Lei Rouanet e angaria patrocinadores, comece na capital paulista e depois pule para outras cidades brasileiras. Os ingressos serão pagos, com preços a partir de 15 reais.
No alto-mar entre agosto de 2021 e novembro de 2023, o veleiro Kat passou pela costa brasileira, Estados Unidos, América Central, Caribe e ilhas do Pacífico Sul e, por fim, Nova Zelândia.
Após um período de férias, a aventura será retomada em 2024, dessa vez com duas embarcações. O Kat passará pela Ásia e África, enquanto um segundo barco vai percorrer mais pontos do litoral brasileiro, com paradas em Santos, Ilhabela e Ubatuba.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de dezembro de 2023, edição nº 2873