Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: a Comic Con Experience (CCXP) chega à quinta edição com a tarefa de superar os números passados. A marca de 227 000 pessoas em 2017 deve ficar para trás com os 260 000 visitantes esperados entre quinta (6) e domingo (9), no São Paulo Expo. “Neste ano a gente tem o maior e o melhor line-up”, acredita Roberto Fabri, diretor de marketing da CCXP e da Omelete Company, responsável pela versão paulistana da megaconvenção de entretenimento que rola por aqui desde 2014.
Os fãs parecem concordar: os ingressos para sábado (8), os passaportes para todos os dias e as experiências vips estão esgotados há semanas. Na noite de abertura (a spoiler night) e nos quatro dias de atividades, os visitantes vão conferir em primeira mão no espaço de 115 000 metros quadrados detalhes de séries, filmes e quadrinhos, além de poder comprar produtos de franquias como Star Wars e Harry Potter.
Estarão por aqui nomes de peso de Hollywood como as ganhadoras do Oscar Brie Larson e Sandra Bullock, o ator Michael B. Jordan e Zachary Levi, que revela novidades do super-herói de Shazam! em painel concorrido. Os atores mirins do seriado Stranger Things, da Netflix, encerram a programação. Para garantirem um lugar no auditório de 3 300 lugares, alguns fãs chegam a passar a noite na fila. O sucesso de público é acompanhado de perto pelo êxito comercial do evento, que atrai marcas nem de longe associadas diretamente ao perfil nerd. É o caso da patrocinadora Ford, que estreia um estande neste ano. “Enxergamos uma excelente oportunidade para aproximar ainda mais a marca do público jovem”, diz Maurício Greco, diretor de marketing da empresa.
A idade média de quem passa pelo pavilhão é entre 18 e 35 anos, mas o poder de compra é alto. Estátuas em tamanho real de personagens como os da série O Senhor dos Anéis estão entre os itens mais desejados. “Uma única peça pode chegar a 50 000 reais”, explica Renan Pizii, CEO da Iron Studios e sócio-fundador da CCXP. “Queremos surpreender o público que nos prestigia”, completa. Há uma linha de produtos que só podem ser adquiridos nos quatro dias, como um colecionável que mostrará o milionário Tony Stark com a Mark I, a primeira armadura do Homem de Ferro, em homenagem aos dez anos da Marvel Studios. “A gente tem fila de sete a oito horas sem garantia de compra”, explica Pizii.
Se os corredores lotados e as filas de muitas horas não fazem o seu estilo, há opções menos concorridas mas igualmente interessantes. O setor Artists’ Alley distribui 540 artistas em 352 mesas. “O que mais me motiva é a chance de ver os quadrinistas, dos mais renomados mundialmente aos que estão começando, sentados lá, vendendo o seu trabalho”, explica o aficionado de quadrinhos Daniel Lameira, de 31 anos, que já levou o filho de 6 anos para acompanhar os painéis e comprar ilustrações e publicações que podem esgotar-se antes de chegar às grandes livrarias.
Após conquistarem o Brasil, os organizadores brasileiros partem para a primeira iniciativa internacional, na Alemanha, em junho de 2019. A previsão é atrair 70 000 visitantes à convenção, que contará com cerca de oitenta expositores, mais de 200 ilustradores e astros hollywoodianos. “Pelo menos cinco anos de CCXP estão garantidos na Alemanha”, diz Fabri.
> Comic Con Experience. São Paulo Expo. Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5. Quinta (6) e sexta (7), 12h às 21h; sábado (8), 11h às 21h; domingo (9), 11h às 20h. R$ 109,99 a R$ 1 699,99.
Seleção estrelada
Alguns dos destaques da programação da CCXP
Michael B. Jordan: Um dos maiores atores da nova geração de Hollywood, ele promove o filme Creed II no painel da Warner, que acontece no domingo (9).
Sandra Bullock: A ganhadora do Oscar também marca presença no domingo (9), quando fala de Bird Box, longa que a Netflix lança ainda neste mês.
Aquaman: O filme estrelado por Jason Momoa, com estreia prevista para 13 de dezembro, ganhará sua primeira exibição brasileira na sexta (7), às 18h.
Zachary Levi: O trailer de Shazam! causou comoção. Agora, o protagonista revela segredos da produção no painel da Warner, no domingo (9).
Wifi-Ralph: A continuação de Detona Ralph, de 2012, tem pré-estreia no sábado (8), às 10h30. O filme só chega às salas em janeiro de 2019.
Sebastian Stan: O ator, que faz o Soldado Invernal de Vingadores: Guerra Infinita (2018), participa do painel da Marvel Studios, no sábado (8).
Três roteiros de especialistas
Gustavo Giglio, jornalista Iron Studios > Os colecionáveis exclusivos da marca geram filas de até oito horas. Chegue cedo para aumentar a chance de comprar.
Painéis hollywoodianos > Vale ver de perto a ganhadora do Oscar Brie Larson no painel da Marvel Studios, às 15h30 do sábado (8). No mesmo dia, Andy Serkis também estará com a Netflix, às 19h.
Artists’ Alley > Ótimo local para conferir o trabalho de quadrinistas como John Romita Jr., Ivan Reis, Gustavo Duarte e outros artistas talentosos.
Erico Borgo, fundador do Omelete Auditório Cinemark > Garanta um dos 3 300 concorridos lugares para ver no palco nada menos que 55 convidados do cinema e da TV.
Loja Harry Potter > Com três vezes mais produtos e o dobro do tamanho que tinha em 2017, a loja oficial passou por uma reestruturação para ficar mais funcional.
CCXP Superman Experience > O super-herói completa 80 anos e ganha uma estátua hiper-realista numa ala que relembra os principais momentos do personagem.
Rafael Grampá, quadrinista Uma História Geek Punk > A exposição, no estande do Omelete, traz artes e figurinos originais do filme para a CCXP produzido pelo estúdio Handquarters, que roteirizei e dirigi.
Far From Alaska > A apresentação da banda de Natal rola no novo Palco Creators, na sexta (7), às 20h.
Netflix > O painel do serviço de streaming contará com a presença dos criadores do quadrinho The Umbrella Academy, do vocalista do My Chemical Romance, Gerard Way, e do quadrinista brasileiro Gabriel Bá.