Continua após publicidade

Acreditar no diálogo, com Carolina Nalon

Mediadora de conflitos especialista em comunicação não-violenta, ela fala sobre como buscar compreender e sentir compaixão mesmo em situações extremas

Por Helena Galante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 jul 2021, 00h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diante de um desentendimento com alguém, como você se posiciona? Mediadora de conflitos especialista em comunicação não-violenta, Carolina Nalon indica um caminho possível:  “A gente pode tentar começar falando sobre o que de fato aconteceu. Geralmente, a gente leva interpretações. Fala ‘Você não se importa como eu’ no lugar ‘Você se atrasou’, por exemplo.” Convidada de Helena Galante para o episódio #111 do podcast Jornada da Calma, Carol fala do princípio da autenticidade na fala e da busca por compreensão na escuta.

    “Violência é o que coisifica o outro. No nível sutil, isso está em ver o outro como um meio, não um fim. Como aquela ideia dominante de como fazer amigos e influenciar pessoas, isso é ver os outros como um meio para o sucesso pessoal. Hoje isso não cabe mais. A vida precisa ser valorizada, demorou!”, afirma a fundadora do Instituto Tiê. Essa postura não significa ser submisso ou trouxa. “É fundamental aprender a lidar com essa agressividade. A raiva tem sempre uma mensagem muito potente para a gente.” Ainda que acredite no diálogo, ela compreende também quem faz outras escolhas. “Se a pessoa não está escolhendo pelo diálogo é porque a dor dela é muito grande e eu tenho compaixão por ela. Quero ser construtora de pontes mas não acho que só construtor de ponte serve.” 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 39,96/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.