Jogar videogames fora de casa é algo super possível hoje em dia, tendo em vista as diversas alternativas que temos para isso, como os consoles portáteis, aplicativos de jogos em nuvem, e os games no próprio smartphone. O Nintendo Switch é um grande exemplo de como a mobilidade é um diferencial no mundo dos games.
Seja no celular ou no Switch, hoje traremos algumas formas de se jogar videogames fora de casa para balancear a rotina e as obrigações do dia com o lazer.
1. Consoles portáteis
Esta é talvez a melhor opção quando pensamos em qualidade dos jogos. Os consoles portáteis foram uma grande febre há alguns anos, com o PSP, PSVita, Nintendo DS e 3DS, e outros exemplos ainda mais antigos, como o Gameboy (também da Nintendo), e outros mais novos, como o Steam Deck, que ainda nem foi lançado oficialmente no Brasil.
Portanto, o Switch e suas várias versões seguem sendo as melhores opções de consoles portáteis atuais para se adquirir em 2023. Como pensamos em mobilidade, o destaque maior vai para o Switch Lite, modelo menor, mais leve, mais barato e exclusivamente portátil.
Nintendo Switch Lite
Nintendo Switch OLED
Nintendo Switch
2. Jogos de smartphone
Os jogos produzidos para celulares vêm ganhando cada vez mais popularidade e qualidade, com títulos portados de maneira integral dos consoles mais potentes, como o fenômeno Fortnite. Além dele, vale destacar também o Free Fire, League of Legends: Wild Rift e Call Of Duty Mobile.
Esses games podem ser jogados tanto na tela do celular, quanto em controles personalizados que dão ainda mais conforto e praticidade nas jogatinas.
Controle para celular GameSir
Smartphone Asus ROG Phone 5s
+Marca europeia abre prédio para “gamers” morarem na avenida Angélica
3. Jogos em nuvem
Os jogos na nuvem são parte de uma categoria bem recente no mercado, que já foi explorada pela Google, com o Stadia, finalizado no início deste ano, pela Nvidia e pelo Xbox. Atualmente, o produto mais famoso para se jogar na nuvem é o oferecido pelo Xbox, o Xbox Cloud Gaming.
O Cloud Gaming surgiu em 2019 e foi disponibilizado para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate dois anos depois. Para jogar, a Microsoft recomenda conectar um controle Xbox ao smartphone, uma boa qualidade de internet e, claro, assinar o plano Game Pass Ultimate por R$49,90 ao mês.