A tendência dos colares bem justos remonta ao século XVI. Ao longo do tempo, eles já enfeitaram o pescoço de rainhas a prostitutas. De toque sensual, traziam desde uma fita solitária até pedrarias chamativas. Nos anos 90, as gargantilhas reapareceram repaginadas por aqui, batizadas de chokers (em inglês, algo como estranguladores).
Faziam sucesso principalmente as peças de plástico, que imitavam uma tatuagem. Ultimamente, esse e outros modelos têm voltado às lojas, de comércios populares a grifes do naipe de Dior, produzidos em couro, metal, cetim… “Quase todos os desfiles da última New York Fashion Week, em setembro, exibiram chokers nas passarelas”, afirma Catharina Dieterich, do blog de tendências Steal the Look. Neste verão, a peça deve continuar em alta.
Se entre a década de 90 e o ano 2000 o acessório virou febre ao fazer a cabeça de ícones teen como Britney Spears e Spice Girls, a onda se repete agora com estrelas do momento, caso da modelo Gigi Hadid e da cantora Rihanna. Seus looks, é claro, são devidamente divulgados nas redes sociais e ajudam a disseminar a moda.
O sucesso da choker tem a ver também com uma motivação nostálgica para as adolescentes do passado. “As pessoas querem reviver os bons tempos por meio de produtos”, acredita Andrea Greca Krueger, pesquisadora especialista em consumo.
Atenta a esse universo, a veterinária Carla Maia, de 27 anos, viu aí uma oportunidade de negócio. Lançou em setembro uma página de vendas no Instagram totalmente dedicada ao acessório, a Maia Bijouxx. Foram comercializados mais de 100 artigos nos primeiros dois meses. “Atendo desde jovens até as amigas da minha mãe”, diz.
DO BÁSICO AO CHIQUE
Confira algumas peças
Folheada a ouro com cristais. R$ 567,00. Hector Albertazzi, Shopping JK Iguatemi, ☎ 3152-6228.
Folheada a prata R$ 49,90. Amaro, www.amaro.com.
De metal torcido. R$ 69,00. Market 33, www.oqvestir.com.br.