A sexta-feira (29) mal havia começado e o site Reclame Aqui já recebia registros de queixas de usuários sobre a Black Friday Brasil 2013. Com apenas seis horas de evento, que teve início oficialmente à meia-noite (embora muitas lojas tenham antecipado as promoções), o site registrava uma nova reclamação a cada 25 segundos.
+ Mais de cem lojas dão descontos na Black Friday
+ Dicas para não cair na “black fraude”
Até o momento, as empresas com o maior número de queixas são:
- Extra.com (318 reclamações)
- Ponto Frio – loja virtual (249 reclamações)
- Casas Bahia (122 reclamações)
Na sequência, aparecem Americanas.com (122 reclamações) e Submarino.com (112 reclamações), entre outras. Os usuários, assim como no ano passado, afirmam que as empresas “maquiaram os descontos”, inflando os preços dos produtos nas semanas que antecederam o evento. Há queixas também sobre a instabilidade de algumas lojas virtuais, que não permite concluir o cadastro do comprador, por exemplo.
Este é o primeiro ano que o site Reclame Aqui tem um canal dedicado somente à Black Friday. Além de deixar a opinião na página, os usuários podem conferir a reputação da empresa antes de comprar.