Não precisa muito: um toque de alecrim, limão e um bom azeite são ingredientes básicos que já deixam o salmão bem temperado e delicioso para a hora do almoço. Mas, nas refeições de momentos especiais, vale incrementar a receita ou variar nos acompanhamentos e na forma de servir. Postas com crosta de castanhas ou pratos inusitados com o peixe, como moqueca e pizza, têm tudo para deixar qualquer pessoa impressionada. Ainda dá para variar com saladas de folhas, queijos como brie e mussarela de búfala, carboidratos…
Com um alto valor nutricional, além de ser uma ótima fonte de proteínas e vitaminas D, B3, B6 e B12, o peixe também concentra grandes quantidades de ômega-3. Segundo especialistas, essa gordura natural pode prevenir doenças cardiovasculares, Alzheimer e depressão, além de melhorar o humor e evitar o envelhecimento precoce. Precisa de mais motivos para incluir o salmão no cardápio da casa?
Para sair do convencional no próximo jantar especial, confira essa receita fácil de um dos pratos mais queridinhos dos paulistanos, a pizza, mesclando o salmão na massa caseira com outros sabores potentes, como pimentões e alcachofra. E, para dar o tom da comemoração, harmonize o peixe com vinhos brancos ou tintos delicados, como Pinot Noir ou Gamay. Se os convidados para o jantar forem cervejeiros, opte por uma blond ale de corpo médio ou uma witbier leve.
PIZZA DE SALMÃO E ALCACHOFRAS (SERVE 4 PESSOAS)
Massa:
300 g de farinha
1 colher (sopa) de fermento de pão
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite
180 ml de água morna
Misture a farinha com o fermento, o sal e o azeite numa vasilha, adicionando a água morna lentamente até formar uma massa elástica e suave. Amasse-a e estique sobre uma mesa de trabalho até obter 1 cm de espessura e 30 cm de diâmetro. Salpique com farinha e deixe descansar por 8 minutos. Em seguida, asse em forno quente por 5 minutos.