A busca por orgânicos cresceu entre os paulistanos nos últimos anos. Seja por motivos de saúde ou de sabor, muita gente prefere comprar frutas e hortaliças produzidas livre de pesticidas e fertilizantes químicos.
Prova dessa maior procura é que esses vegetais passaram a ser servidos em restaurantes de culinária refinada e vão entrar na merenda de 1 490 escolas da rede municipal.
Veja abaixo alguns endereços que vendem hortifrútis orgânicos em São Paulo.
Feiras
Feira de Orgânicos do Parque Burle Marx
Todo sábado, entre 7h e 13h, são vendidas frutas e hortaliças vindas de Parelheiros, no extremo Sul de São Paulo. Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, Morumbi.
Feira do Produtor Orgânico da AAO – Parque da Água Branca
A mais antiga feira orgânica da capital acontece de terça, sábado e domingo, entre 7h e 12h. Há cerca de quarenta barracas, onde são vendidas hortaliças e frutas, como bananas vindas da Zona Sul da cidade. Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda.
Feira Livre do Tatuapé – CERET
Às terças, o clube CERET, na Zona Leste, sedia em seu estacionamento uma feira orgânica. Das 7h às 13h, são encontrados ali vegetais sem agrotóxicos ou adubos químicos, parte deles produzidos em São Mateus. Rua Canuto Abreu, s/n, Tatuapé, tel. (11) 26718788.
Quitandas e supermercados
Carrefour
Todos os hipermercados e supermercados da rede vendem frutas, verduras e legumes orgânicos. Há produtos como morango, coco (verde e seco), alface crespa, almeirão e brócolis. Toda quarta, há diferentes ofertas. Vários endereços.
Casa Orgânica
Em um galpão de 500 metros quadrados na Vila Madalena, o supermercado vende hortaliças como alface crespa e tomate italiano. Alguns espaços são cedidos a gente que vende outros produtos ecologicamente corretos, inclusive roupas e maquiagens. Rua Fidalga, 346, Vila Madalena, tel. (11) 3813-0800.
Feirão Orgânico Parati
O endereço de Moema vende hortifrútis como batata-doce, manga, cebola… Toda quarta e sábado, entre 7h e 15h. Alameda dos Maracatins, 1769, Moema, tel. (11) 5042-2216.
Instituto Chão
Essa associação sem fins lucrativos comercializa legumes e verduras de mais de trinta produtores. Por lá é possível comprar berinjela, abobrinha, melancia, mexerica… Rua Harmonia, 123, Vila Madalena, São Paulo, tel. 3530-0907.
Instituto Feira Livre
Assim como o Instituto Chão, não tem fins lucrativos. Vende no centro hortifrútis certificados, entre eles de produtores da própria cidade de São Paulo. Rua Major Sertório, 229, Vila Buarque, tel. (11) 3237-0721.
Mercado Aldeia
Em Moema, o misto de café, restaurante e mercado dispõe de hortifrútis orgânicos trazidos de cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Avenida Cotovia, 385, Moema, tel. (11) 3567-7805.
Pão de Açúcar
Há mais de vinte anos, a rede investe nos hortifrútis sem agrotóxicos ou aditivos químicos. A depender do dia, há produtos como cenoura, beterraba, pepino, quiabo, mamão e manga. Os fornecedores de São Paulo ficam em cidades próximas à capital. Vários endereços.
Solli Orgânicos
O mercado de Pinheiros tem bebidas e laticínios, entre outros. Na linha de hortifrútis, trabalha com onze fornecedores de cidades no entorno da capital. Avenida Pedroso de Morais, 816, Pinheiros, tel. (11) 3938-4137.
Zaffari
Gigante do setor de hipermercados no Rio Grande do Sul, chegou à cidade em 2008. Cerca de 7% do volume de hortifrútis é orgânico. O mix de produtos inclui abóbora, alho, abacate, melancia e caqui, entre outros. Bourbon Shopping e Morumbi Town Shopping.