Que tal inovar nesta Páscoa e saborear os ovos de chocolate de um jeito diferente? Para aumentar a experiência sensorial, o embaixador da Diageo no Brasil, Nicola Pietroluongo, sugere dicas para apreciar whisky e rum com diversos tipos de chocolate. Os resultados são surpreendentes:
Chocolate branco com Cardhu
O Cardhu traz notas de especiarias, baunilha, anis, pimenta e até mesmo de chocolate. Elas potencializam o sabor de chocolates mais doces, como o branco e chocolates com camada de leite no interior. Pietroluongo recomenda comer um pouco do chocolate primeiro e tomar o whisky com duas pedras de gelo depois.
Chocolate amargo com Singleton
O Singleton tem notas mais intensas de laranja, uvas passas, raspberry e amoras. “O Singleton que vai trazer o lado doce ao chocolate”, diz o embaixador da Diageo no Brasil. Ele recomenda servir o whisky puro, sem gelo, e tomar um gole dele antes de comer o chocolate.
ASSISTA: receita de drinque para harmonizar com chocolate
Trufa de chocolate ou fondue com Johnnie Walker Gold Label Reserve
Pietroluongo sugere deixar a garrafa de whisky por duas a três horas no congelador para adquirir consistência licorosa e aveludada. As notas defumadas são atenuadas e as de mel e frutas são ressaltadas. Fica perfeito para tomar com trufas que trazem combinações como chocolate preto e branco, chocolate com pimenta, toques de canela ou com chocolate amargo. Outra recomendação é servir o whisky em taças de champagne para concentrar a explosão de aroma da bebida. O mesmo vale para acompanhar fondue de chocolate com morangos.
Chocolate amargo com rum Zacapa
Envelhecido por 23 anos, o rum Zacapa tem notas adocicadas, com toques de baunilha, leve tostado, uva passas, amoras, manzanilla española e uva. “É perfeito para uma pedra de gelo e acompanhar o chocolate amargo”. Da mesma forma que o Singleton, o rum vai acrescentar intensidade ao chocolate.
*Aprecie com moderação. Não compartihe com menores de 18 anos.