Pelo menos quatro voos que partiriam do Aeroporto Internacional de Guarulhos rumo à Flórida, nos Estados Unidos, foram cancelados nesta sexta-feira (7) devido ao furacão Matthew. Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, três deles iriam a Miami e um para Orlando. Na quinta-feira (6), outros três voos para a Flórida também foram adiados.
Além dos imprevistos nos aeroportos, os parques temáticos de Orlando – entre eles os dos complexos Walt Disney World, Universal Orlando Resort e SeaWorld – não abriram nesta sexta. A previsão é de que, se o tempo se estabilizar, eles funcionem normalmente amanhã.
+ Furacão fecha Disney e outros parques de Orlando, e cancela voos no Brasil
A tempestade, que causou destruição em ilhas do Caribe e deixou 842 mortos só no Haiti, se enfraqueceu na manhã desta sexta-feira: baixou da categoria 4 para a 3 ao se aproximar da Flórida. No entanto, ainda há risco de sérios danos em sua rota rumo ao norte, ao longo da costa americana, sobretudo na Carolina do Sul.
+ Site calcula os gastos da viagem e ajuda a economizar
Às 5h (hora local), o Centro Nacional de Furacões dos EUA informou que o Matthew tinha ventos máximos de 193 quilômetros por hora, com rajadas de cerca de 100 quilômetros fora do epicentro da tormenta, poder suficiente para gerar fortes chuvas e alagamentos em áreas costeiras.
O governador da Flórida, Rick Scott, afirmou na noite de quinta-feira que era esperada “uma tempestade catastrófica”. Segundo ele, os moradores de áreas com alerta máximo deveriam obedecer a ordem de evacuação. “Esta tempestade matará vocês”, alertou. “O tempo está acabando.”
(Por Ana Luiza Cardoso, com Estadão Conteúdo)