Por onde os atores que interpretaram Totó em Cinema Paradiso?
Quando vi a programação no Festival de Cinema Italiano, que tem início na quinta-feira, dia 27 de novembro, notei que no elenco de Anime Nere constava o nome de Marco Leonardi. Lembra dele? Era o ator que fazia o personagem Totó na adolescência em Cinema Paradiso, a obra-prima de Giuseppe Tornatore, que levou o Oscar […]
Quando vi a programação no Festival de Cinema Italiano, que tem início na quinta-feira, dia 27 de novembro, notei que no elenco de Anime Nere constava o nome de Marco Leonardi. Lembra dele? Era o ator que fazia o personagem Totó na adolescência em Cinema Paradiso, a obra-prima de Giuseppe Tornatore, que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990.
Quer ter informações diárias sobre cinemas? Venha conhecer e curtir minha a página do blog no Facebook. E me siga no Twitter!
O tempo passou. Leonardi, que em seguida virou o galã romântico de Como Água para Chocolate (1992), continuou na carreira. Hoje, o então rapazinho de Cinema Paradiso é um senhor de 43 anos, recém-completados no último dia 14, com os cabelos e bigode já ficando grisalhos.
Mesmo destino no cinema, porém, não teve o outro Totó, o pequeno Salvatore Cascio, que tinha apenas 9 anos quando rodou seu primeiro filme e, convenhamos, roubou a cena como o encantador garoto que era apaixonado por cinema e não cansava de repetir o nome do projecionista: “Alfredo, Alfredo”.
+ Depois de Lego, vem aí uma animação com os bonecos Playmobil
+ Em fotos: a passagem do tempo de Leonardo DiCaprio, que completa 40 anos
Salvatore, 35 anos, ainda trabalhou com Tornatore em Estamos Todos Bem (1990). Em 1992, ao atuar em Jackpot, mudou seu nome artístico para Totò Cascio, óbvia referência ao personagem que o tornou famoso. Na transição da infância para a adolescência e, depois, para a fase adulta, ele decidiu sair de cena.
Preferiu abrir um restaurante e B&B (bed and breakfast) na Sicília, chamado L’Oscar dei Sapori. Dedica-se também a escrever um livro de memórias sobre sua fascinante experiência à frente das câmeras na infância.