Comédia, drama, suspense, terror, ficção científica. Os gêneros, muitas vezes, se misturam e são subvertidos por roteiristas e diretores que gostam de sair “fora da caixinha”. Na lista abaixo, você encontra um pouco de tudo. Mas sempre com uma pitada de excentricidade, seja nas histórias ou na realização. Boas sessões!
Climax
Um grupo de dançarinos bebe, acidentalmente, um bebida que foi “batizada” com LSD. A partir daí, as loucuras e pirações começam a brotar.
Capitão Fantástico
Um homem (Viggo Mortensen), que vive recluso com seus seis filhos numa floresta, precisa voltar ao convívio da sociedade após a morte da mãe deles.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Em um de seus melhores filmes, o diretor Tim Burton enfoca o reencontro de um filho com o pai e as memórias e as fantasias que o idoso, à beira da morte, tem da juventude. Ewan McGregor é o protagonista.
Magnolia
Dirigido pelo ótimo Paul Thomas Anderson, o filme mostra a vida de nove personagens e como suas vidas se cruzam em Los Angeles. Em uma de suas melhores atuações, Tom Cruise foi indicado ao Oscar de coadjuvante.
Animais Noturnos
Uma narrativa em três tempos move a história de uma galerista (Amy Adams) que, ao começar a ler os manuscritos de um livro de ex-marido (Jake Gyllenhaal), encontra uma história de medo, perseguição e violência.
Thelma
Thelma sai do interior da Noruega para estudar em Oslo e, vinda de uma reprimida família cristã, se envolve com uma colega homossexual.
Requiem for a Dream
Uma viúva vira dependente de anfetaminas enquanto seu filho e a namorada dele passam a traficar drogas para ganhar dinheiro. O drama é dirigido por Darren Aronofsky, o mesmo de Mãe, Noé e Cisne Negro.
Imagem e Palavra
Rompendo com a narrativa convencional, o diretor Jean-Luc Godard mostra, em capítulos, a violência das guerras às contradições do mundo árabe passeando por trechos dos filmes A Greve (1925), O Expresso de Shanghai (1932), A Regra do Jogo (1939), Um Corpo que Cai (1958), Salò (1975)…
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Vencedor de quatro merecidos Oscar em 2015 (melhor filme, direção, roteiro e fotografia), o longa-metragem tem belíssimos planos-sequência para mostrar a nova vida de Riggan (Michael Keaton). Estrela decadente do cinema que, depois de vestir três vezes a fantasia do super-herói Birdman, caiu num certo ostracismo. Quer, então, dar a volta por cima dirigindo e protagonizando uma peça na Broadway.
O Labirinto do Fauno
Guillermo del Toro é o criador de uma das mais belas histórias de fantasia dos anos 2000. Na trama, a garota Ofélia encontra uma criatura que lhe promete ser uma princesa. Mas, para isso, terá de cumprir três tarefas.
Paraíso Perdido
Erasmo Carlos é dono de um bar com música ao vivo que têm filhos com relacionamentos problemáticos. A trilha sonora é movida por hits do delicioso cancioneiro brega.
12 Macacos
Brad Pitt e Bruce Willis estrelam a maluca ficção científica sobre um viajante do tempo à procura de um vírus mortal que dizimou a população.
A Origem
Leonardo DiCaprio protagozina a ficção científica de espionagem sobre um ladrão que entra nos sonhos das pessoas para roubar o subconsciente. O diretor é Christopher Nolan, o mesmo de Interestelar e Dunkirk.
Histórias que Nossos Cinemas (Não) Contavam
O inusitado documentário brasileiro reconta o período militar do Brasil apenas com cenas de filmes eróticos e pornochanchadas.
A Criada
No drama coreano, um golpista tenta roubar a fortuna de uma herdeira, mas seus planos vão por água abaixo quando ela se apaixona pela criada contratada por ele.
O Sentido da Vida
O extinto grupo inglês Monty Python, que foi sensação nas décadas de 70 e 80, refaz, em esquetes, os ciclos da vida numa comédia hilariante.
Kubo e as Cordas Mágicas
Indicado ao Oscar de melhor animação, o filme mostra a vida de Kubo que, sobrevivente de um naufrágio e habilidoso com o origami na infância, conquista os moradores de um povoado.
Invasão Zumbi
O filme sul-coreano mostra como um grupo de passageiros de um trem tenta sobreviver a um ataque de pessoas que viraram zumbis a bordo.
O Estranho Mundo de Jack
Tim Burton dirige a sombria animação com bonecos sobre Jack Esqueleto que está cansado de pregar sustos no Halloween e decide fazer algo para alegrar o Natal.
Com Amor, Van Gogh
Uma das mais belas animações dos últimos anos narra o derradeiro ano de vida de Van Gogh a partir da investigação de um jovem, que está de posse da última carta escrita pelo pintor holandês.
O Bar
Um cliente é morto na porta de um bar em Madri. O tiro veio de lugar incerto. À espera da polícia ou de algum tipo de socorro, os fregueses decidem fechar-se no estabelecimento, mas embarcam numa paranoia coletiva. Tensão, humor e ritmo agitado numa história alucinante.
Raw
Elogiado terror francês sobre uma jovem vegetariana que, após comer carne num trote da faculdade, ganha um apetite voraz.
Que me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.