Tudo Sobre Cinema

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Imperdíveis: dez clássicos restaurados em cartaz na Mostra Internacional de Cinema

Martin Scorsese não é apenas um dos melhores diretores da história. É, também, um cinéfilo de carteirinha. Desde 1990, ele mantém a The Film Foundation, cujo objetivo é preservar a memória do cinema. De lá para cá, a fundação já restaurou mais de 700 filmes, em parceria com cinematecas e estúdios, entre eles, o brasileiro […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 14h22 - Publicado em 26 out 2015, 16h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Martin Scorsese não é apenas um dos melhores diretores da história. É, também, um cinéfilo de carteirinha. Desde 1990, ele mantém a The Film Foundation, cujo objetivo é preservar a memória do cinema. De lá para cá, a fundação já restaurou mais de 700 filmes, em parceria com cinematecas e estúdios, entre eles, o brasileiro Limite, pérola da década de 30, dirigida por Mário Peixoto. A Mostra Internacional de Cinema tem como uma das vedetes deste ano uma seleção da The Film Foundation, composta de 25 longas-metragens – alguns deles com apenas uma única exibição. Escolhi meus dez preferidos que, por alguma razão, foram (e são) importantes na minha carreira profissional. É só clicar no nome do filme para ver os dias e horários de exibição.
    Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, 1934), de Frank Capra. Embora meu filme predileto de Capra seja A Felicidade Não se Compra, esta deliciosa comédia romântica é um dos pontos altos da carreira do cineasta. Foi vencedor de cinco prêmios no Oscar de 1935: melhor filme, diretor, ator (Clark Gable), atriz (Claudette Colbert) e roteiro.

    Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra

    Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra

    Como Era Verde Meu Vale (How Green Was my Valley, 1941), de John Ford. Um dos mais belos (e comoventes) trabalhos do grande diretor John Ford (mais conhecido pelos faroestes), o drama também arrebatou cinco estatuetas no Oscar de 1942: melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Donald Crisp), fotografia e direção de arte.

    Continua após a publicidade

    Como Era Verde meu Vale: grande momento do diretor John Ford

    Como Era Verde meu Vale: grande momento do diretor John Ford

    Eraserhead (Eraserhead, 1977), de David Lynch. Pelo que eu me lembre, este primeiro longa-metragem do sempre excêntrico David Lynch nunca foi lançado comercialmente no Brasil. Ainda perturbadora, a história enfoca os delírios de um homem frente ao filho, uma criaça mutante.

    Continua após a publicidade

    Eraserhead: um raro David Lynch

    Eraserhead: um raro David Lynch

    Juventude Transviada (Rebel Without a Case, 1955), de Nicholas Ray. Um retrato ainda contundente da juventude da década de 50 em um clássico que transformou James Dean em ídolo – até hoje.

    Continua após a publicidade

    Juventude Transviada: Natalie Wood encontra James Dean

    Juventude Transviada: Natalie Wood encontra James Dean

    Limite (1931), de Mário Peixoto. Vi este único filme de Mário Peixoto na faculdade e fiquei fascinado com as imagens deslumbrantes que o cineasta fez com poucos recursos à época. Mudo e em preto e branco.

    Continua após a publicidade

    Limite: único filme dirigido por Mário Peixoto

    Limite: único filme dirigido por Mário Peixoto

    O Rei da Comédia (The King of Comedy, 1982), de Martin Scorsese. Um pouco lembrado (e não menos sensacional) filme de Scorsese trazendo Robert De Niro e Jerry Lewis numa amarga comédia dramática.

    Continua após a publicidade

    Jerry Lewis e Robert De Niro: um Scorsese esquecido

    Jerry Lewis e Robert De Niro: um Scorsese esquecido

    Rashomon (1950), de Akira Kurosawa. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1951, o magistral longa-metragem de Kurosawa inovou a narrativa ao mostrar uma mesma história em flashbacks e sob três pontos de vista.

    Rashomon: narrativa inovadora

    Rashomon: narrativa inovadora

    Rocco e Seus Irmãos (Rocco i Suoi Fratelli, 1960), de Luchino Visconti. O diretor italiano é um dos meus preferidos e, entre tantos excelentes trabalhos, encontra-se este notável drama sobre quatro filhos de uma viúva que tomam rumos distintos na vida.

    Rocco e Seus Irmãos: um dos trabalhos mais elogiados de Visconti

    Rocco e Seus Irmãos: um dos trabalhos mais elogiados de Visconti

    O Show Deve Continuar (All That Jazz, 1979), de Bob Fosse. Gosto mais de Cabaret, do mesmo diretor, mas Bob Fosse deu uma agitada nos musicais ao encenar momentos da vida de um coreógrafo após um infarto. Fique atento à cena de abertura, com a memorável música On Broadway, na voz de George Benson.

    O Show Deve Continuar: Bob Fosse revoluciona os musicais

    O Show Deve Continuar: Bob Fosse revoluciona os musicais

    Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954), de Elia Kazan. Vencedor de oito troféus no Oscar de 1955, incluindo melhor filme, diretor e ator (Marlon Brando, uma performance marcante).

    Sindicato de Ladrões: Elia Kazan dirige Marlon Brando

    Sindicato de Ladrões: Elia Kazan dirige Marlon Brando

    Além da minha lista acima, a Mostra Internacional vai exibir os títulos abaixo também em cópia restaurada. Consulte dias e horários das sessões no site da Mostra.
    A Cor da Romã (Sayat Nova, 1969), de Sergei Parajanov.
    A Múmia – A Noite da Passagem dos Anos (Al-Mummia, 1969), de Chadi Abdel Salam.
    A Vida e a Morte de Coronel Blimp (The Life And Death Of Colonel Blimp, 1943), de Michael Powell e Emeric Pressburger.
    Aguaceiro (Ragbar, 1972), de Bahram Beizai.
    Bom Dia, Tristeza (Bonjour Tristesse, 1958), de Otto Premimger.
    Garota Negra (La Noire de…, 1966), de Ousmane Sembène.
    Manila Nas Garras da Luz (Maynila: Sa Mga Kuko Ng Liwanag, 1975), de Lino Brocka.
    Meu Único Amor (My Best Girl, 1927), de Sam Taylor.
    O Bandido Giuliano (Salvatore Giuliano, 1962), de Francesco Rosi.
    O Camponês Eloquente (El-Fallâh El-Fasîh, 1969), de Shadi Abdel Salam.
    O Inquilino (The Lodger – A Story Of The London Fog, 1927), de Alfred Hitchcock.
    Transes (El Hal, 1981), Ahmed El Maanouni.
    Um Caminho Para Dois (Two For the Road, 1967), de Stanley Donen.
    Um Dia Quente de Verão (Gu Ling Jie Shao Nian Sha Ren Shi Jian, 1991), de Edward Yang.
    Verão Seco (Susuz Yaz, 1964), de Metin Erkan.

    14 filmes (inéditos) da Mostra Internacional de Cinema com atores brasileiros famosos

    Quinze filmes pré-indicados ao Oscar 2016 serão exibidos na Mostra Internacional

    Ana Paula Arósio toma um banho de sangue em cena de ‘A Floresta que se Move’. Assista!

    Que tal ver um filme ao ar livre em uma tela do tamanho de uma quadra de tênis?

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.