Já fiz um post com doze cults da década de 80 e, desta vez, garimpei nas plataformas digitais doze filmes emblemáticos dos anos 70. Confira abaixo minhas dicas e onde encontrar.
O Poderoso Chefão > Indicado a onze prêmios no Oscar de 1973, a pérola de Francis Coppola arrebatou três estatuetas: melhor filme, roteiro e ator, para Marlon Brando. Ele interpreta Don Vito Corleone, o mafioso italiano que comanda o mundo do crime na Nova York das décadas de 40 e 50. A sequência, de 1974, também está no NOW e no Amazon Prime Video.
Dersu Uzala > Embora tenha sido dirigido pelo japonês Akira Kurosawa, o drama deu o Oscar de melhor filme estrangeiro para a então União Soviética, produtora do longa-metragem. Na trama, o Exército russo envia um soldado para a gélida Sibéria, e lá ele faz amizade com o caçador Dersu Uzala, interpretado por Maksim Munzuk. Belas Artes à la Carte.
Os Embalos de Sábado à Noite > Um dos mais queridos musicais da década de 70, Saturday Night Fever (seu título original) foi lançado em 1978, no auge da era disco, revelou a dança e os passos coreografados de John Travolta e botou a juventude para dançar ao som dos Bee Gees, em hits como Staying Alive, Night Fever e If I Can’t Have You. Netflix.
Um Estranho no Ninho > Em 1976, levou cinco importantes prêmios no Oscar: melhor filme, direção (Milos Forman), roteiro, atriz (Louise Fletcher) e ator, para Jack Nicholson. Ele dá um show como um criminoso que, ao alegar insanidade, é levado para uma instituição psiquiátrica. Lá, arma um “motim” contra a durona enfermeira. Amazon Prime Video.
Feios, Sujos e Malvados > Ettore Scola foi um dos mais respeitados diretores italianos nas décadas de 70 e 80. Nessa corrosiva comédia, o realizador traz à tona as mazelas de uma família que mora numa favela nos arredores de Roma. Embora já divida o teto com os dez filhos, a mulher e os parentes, o protagonista (Nino Manfredi) agrega a amante ao grupo. Looke.
O Inquilino > Num esplêndido exercício hitchcockiano, Roman Polanski rodou em Paris um suspense perturbador. O cineasta interpreta o protagonista, um imigrante polonês que aluga um apartamento e descobre que a antiga inquilina tentou o suicídio se jogando da janela. A partir daí, ele entra numa espiral de paranoias e pesadelos. Amazon Prime Video.
Violência e Paixão > Luchino Visconti (1906–1976), autor de tantas obras-primas, resumiu a melancolia e a solidão da velhice neste retrato de um professor aposentado (Burt Lancaster), que tem sua vida modificada quando uma família se muda para um apartamento num andar acima do seu. A invasão em seu cotidiano trará consequências. Amazon Prime Video.
A Vida de Brian > Muitos humoristas foram revelados nos anos 70, mas as comédias do grupo inglês Monty Python atravessaram décadas com suas piadas inteligentes, sarcásticas e provocadoras. Um exemplo está na trajetória de Brian, que nasceu no mesmo dia e local que Jesus e, por isso, passa sua vida sendo confundido com o Messias. Netflix.
Tubarão > Quando foi lançado nos cinemas, em 1975, algumas pessoas chegaram a sair da sala por causa da tensão da trama, adaptada para as telas pelo autor do livro, Peter Benchley. Steven Spielberg acertou na construção do clima de mistério que envolve a caçada a um tubarão branco que anda apavorando turistas. Amazon Prime Video e Looke.
Tommy > O auge da psicodelia se deu neste esfuziante musical estrelado por Roger Daltrey, vocalista da banda britânica The Who, com participações de Elton John, Tina Turner e Eric Clapton. Tommy é o garoto que, após passar por um trauma, fica cego, surdo e mudo. Mas encontra uma rara habilidade como jogador de fliperama. NOW.
Rocky Horror Picture Show > Um daqueles casos em que um musical se torna tão cult que os espectadores sabem de cor os diálogos. Foi o que ocorreu com essa comédia de terror sobre um casal que, após um transtorno, vai parar na mansão do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), um tipo andrógino que abriga gente bizarra. Google Play.
Papillon > Embora tenha tido uma versão em 2017 com Charlie Hunnam e Rami Malek, a adaptação do livro de Henri Charrière, de 1973, é a definitiva. Dustin Hoffman e Steve McQueen estão impecáveis como os prisioneiros na Ilha do Diabo que tentam, de várias formas, fugir de lá. O roteiro é assinado pelo mestre Dalton Trumbo, o que já garante a qualidade. NOW.
Quer me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.