Dois grandes diretores italianos vão desembarcar em São Paulo para a abertura da 11ª edição Festival de Cinema Italiano. A festa, que ocorre dia 24 de novembro, terá Bernardo Bertolucci e Marco Bellocchio como convidados especiais do evento.
Os veteranos realizadores terão uma retrospectiva dentro do festival – tanto Bertolucci quanto Bellocchio devem escolher três filmes de suas filmografias, uma tarefa difícil, eu diria. Bertolucci dirigiu grandes trabalhos como O Conformista, A Estratégia da Aranha, 1900, La Luna, O Último Imperador, Beleza Roubada e Os Sonhadores. Ao contrário de Bertolucci, Marco Bellocchio ficou marcado para mim por seus filmes mais novos, como Bom Dia, Noite, Vincere (meu preferido) e Irmãs Jamais.
A mostra Bertolucci-Bellocchio ocorre de 18 à 25 novembro em local a ser definido. Quem ganha retrospectiva também é Mario Monicelli (1915-2010), em comemoração ao centenário de seu nascimento. Entre os filmes inéditos do festival, que vai de 26 novembro a 2 de dezembro, há quatro títulos confirmados: Sei Mai Stata Sulla Luna? (Você Já Foi à Lua?), de Paolo Genovese; Scusate se Esisto (Me Desculpem se Existo), de Riccardo Milani; Arance e Martello, de Diego Bianchi, e Biagio, de Pasquale Scimeca.
E mais:
+ Site americano aposta em filme brasileiro para concorrer ao Oscar 2016
+ Vídeo: Larissa Manoela mostra seu motorhome e responde 35 perguntas num bate-bola
+ A incrível transformação de Paul Rudd para interpretar o protagonista de ‘Homem-Formiga’
+ Deslumbrante: Sharon Stone posa nua para revista aos 57 anos
+ Os segredos de beleza e saúde de Bruna Lombardi
Quer ter informações diárias sobre cinema? Então venha curtir a página do meu blog no Facebook. E me siga no Twitter