É possível encontrar nas plataformas digitais muitas cinebiografias de astros da música, como Ray Charles, Tim Maia e Elton Joh. Somos Tão Jovens (sobre Renato Russo) e Cazuza, inclusive, são novidades no catálogo do Amazon Prime Video.
Somos Tão Jovens > Líder e vocalista da Legião Urbana, Renato Russo é visto aqui na adolescência e no começo da juventude. Tímido e às voltas com um problema de saúde, o compositor se consagrou pelas canções poéticas e por ser um letrista como poucos de sua geração. Thiago Mendonça está superlativo no papel do protagonista. Amazon Prime Video.
Judy > Renée Zellweger, vencedora do Oscar, está fabulosa no papel-título. O filme foi extraído de uma peça teatral e vai direto ao ponto, sem se estender numa biografia completa. Em 1968, cheia de dívidas e sem um teto para morar, Judy Garland aceita fazer uma temporada de shows em Londres e deixa o casal de filhos com o ex-marido. A diva se mostra insegura e emocionalmente instável, fruto de uma combinação de tranquilizantes e álcool. NOW, Looke e outras plataformas de aluguel.
Get on Up > A biografia de James Brown ganhou força, principalmente, pela atuação superlativa de Chadwick Boseman, popularizado como o Pantera Negra. A trama percorre desde sua infância turbulenta até a consolidação como um dos mais importantes nomes da soul music. Na trilha sonora, hits como I Got You (I Feel Good) e Sex Machine. Telecine Streaming e AppleTV+.
Gainsbourg > Na Paris ocupada pelos alemães na II Guerra Mundial, o menino Lucien (nome de Serge Gainsbourg) já se sentia homem, desenhando cenas eróticas e fumando cigarros. Nas décadas seguintes, ele torna-se compositor de músicas popularizadas por vozes femininas e é incorporado de maneira impressionante por Éric Elmosnino. Globoplay e AppleTV+.
Johnny & June > Em sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator, Joaquin Phoenix encantou como o cantor de country music Johnny Cash (1932-2003), autor de Folsom Prison Blues, visto aqui num caminho rumo à autodestruição. Reese Witherspoon faz sua esposa, a cantora June Carter, que teve muita relevância em sua carreira. Google Play, AppleTV+, Looke e Telecine Streaming.
Bohemian Rhapsody > Vencedor do Oscar de melhor ator, Rami Malek “encarna” Freddie Mercury à perfeição. O roteiro cobre a vida do ídolo pop no período de 1970 a 1985. Começa com a primeira apresentação do cantor num bar de Londres e termina, de forma apoteótica, no concerto de rock Live Aid, no Estádio de Wembley. Telecine Streaming e Telecine pelo NOW.
Elis > O filme pincela altos e baixos da grande cantora Elis Regina e tem na atuação de Andréia Horta seu maior trunfo. Na dublagem impecável, nos gestuais no palco, nos trejeitos fora de cena e, sobretudo, na aparência, fruto de maquiagem e iluminação formidáveis, a atriz, premiada no Festival de Gramado, brilha. Telecine Streaming, Telecine pelo NOW e Globoplay.
England Is Mine > Não espere ouvir This Charming Man ou The Boy with the Thorn in His Side, memoráveis hits dos Smiths. O foco é na juventude de seu vocalista, Morrissey, papel de Jack Lowden. Na Manchester de 1976, Stephen Patrick é um rapaz desempregado e deprimido, que escreve letras melancólicas e tem a companhia da única amiga. Amazon Prime Video.
Gonzaga — De Pai pra Filho > O roteiro é focado na trajetória pessoal e musical de Luiz Gonzaga (1912-1989) e de Gonzaguinha (1945-1991). O mote está na relação amarga entre pai e filho e o início se dá com um reencontro em 1980. Gonzagão, cantor de Asa Branca e astro já decadente, recebe em sua casa o filho, que faz sucesso nas rádios. Globoplay e Telecine Streaming.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
La Bamba > Talvez você conheça a música La Bamba (“Para bailar la bamba”), mas não seu cantor. Ritchie Valens, americano de ascendência mexicana, tinha apenas 17 anos quando morreu num desastre de avião, em 1959. Astro do rock, Valens ganhou um filme de sucesso em 1987 e uma impecável atuação do então novato Lou Diamond Phillips. Netflix.
Ray > Vencedor do Oscar de melhor ator, Jamie Foxx está excelente como Ray Charles, o mestre do rhythm and blues, que tornou imortais canções em sua voz, como Georgia On My Mind e Unchain My Heart. AppleTV+.
Minha Fama de Mau > A história começa com Erasmo Carlos (Chay Suede) tentando fazer carreira na música ainda nos primórdios. Aparece, então, a chance de trabalhar no rádio com Carlos Imperial. A partir daí, Erasmo começa a deslanchar, seja como um improvável radialista, seja como parceiro de Roberto Carlos (Gabriel Leone). Telecine Streaming.
Tim Maia > Babu Santana interpretou, como um furacão, o cantor de maravilhas como Azul da Cor do Mar e Sossego. A vida de Tim Maia é vista desde a infância, passando pela adolescência, a glória até o mergulho nas drogas. NOW, AppleTV+ e no Globoplay (versão minissérie).
Simonal > Wilson Simonal (1938-2000), interpretado por Fabrício Boliveira, foi descoberto por Miele e Bôscoli, gravou um disco e fez sucesso. Sua biografia tem caprichada recriação de época, um protagonista que, apesar da falta de semelhança física, convence e um roteiro com altos e baixos do “o rei da pilantragem”. Telecine Streaming ou Telecine pelo NOW.
Sid & Nancy – O Amor Mata > Chloe Webb e Gary Oldman interpretam Nancy Spungen e Sid Vicious. Ele era vocalista e líder da banda punk Sex Pistols, na Inglaterra da década de 70. Ao conhecer Nancy, Sid viu sua vida e carreira ir pelo ralo por causa das drogas pesadas e do álcool. Uma cinebiografia cercada por polêmicas. Belas Artes à la Carte.
Rocketman > Há licenças poéticas para que cada canção de Elton John se encaixe em algum momento de sua trajetória. Mas o roteiro dá conta de mostrar a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade do artista até sua chegada a uma clínica de reabilitação, no início dos anos 90. Ótimo no papel do protagonista, Taron Egerton canta com sua voz hits como Your Song, Crocodile Rock, Tiny Dancer, Rocketman e Don’t Let the Sun Go Down on Me. Telecine Streaming ou Telecine pelo NOW.
Cazuza – O Tempo Não Para > A trajetória de Cazuza, um dos maiores letristas do pop nacional dos anos 80, desde o surgimento com a banda Barão Vermelho até a morte em decorrência da Aids, em 1990. Amazon Prime Video.
Quer me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.