Após uma temporada no Rio de Janeiro, o espetáculo Dogville chega “remotamente” a São Paulo no dia 5 de novembro. A versão audiovisual baseada no filme de Lars von Trier será transmitida por uma plataforma on-line e terá Mel Lisboa e Alexia Dechamps no elenco, composto por 16 atores. Com direção de Zé Henrique de Paula, a adaptação foi idealizada pelo produtor Felipe Heráclito Lima, carioca “radicado” em São Paulo.
“Todos os atores são experientes e o Zé é um maestro, então tivemos dois dias de ensaio e refizemos poucas cenas por questões técnicas”, explica Felipe. Para quem não conhece o longa-metragem, toda a história se passa sem nenhum cenário, uma característica que a equipe decidiu preservar. “Se deixasse realista, perderia a magia. A luz é toda pensada para o formato híbrido e a gente conseguiu deixar a peça extremamente teatral. Tem uma cena de policiais que só acompanhamos pela voz e assim imaginamos o que está acontecendo.”
Felipe é o primeiro membro de sua família a trilhar carreira como diretor e produtor, mas chegou a atuar em Uma Rosa com Amor (2010), novela do SBT. “Com a ascensão de São Paulo no teatro, o oposto acontecia no Rio de Janeiro e até hoje muitos artistas cariocas têm migrado para a cidade.”
Além de Dogville, Felipe planeja para 2022 a montagem inédita de Doze Anos de Escravidão, adaptação do filme de 2013 e baseada no livro autobiográfico de Solomon Northup. “As pessoas ainda associam escravidão aos anos 1500, mas ela ainda é atual e muitas pessoas passam por situações análogas, por isso acredito tanto no projeto.”
DOGVILLE
Estreia 5 de novembro. Sex. a dom., 20h. R$ 30. Ingressos: sympla.com.br
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.