De camelô na Santa Ifigênia, Maurecy Moura, 36, se tornou sucesso no Instagram com as lives “sinceronas” em que avalia perfis de pequenos empreendedores. Os truques para melhorar a abordagem dos negócios são frutos dos anos que passou como vendedor no centro — “fugindo do rapa e tomando borrachada” — e, mais tarde, no Facebook e no Google.
“Era um ‘terceirizado de luxo’ e no começo ganhava muito mal, mas foi a experiência da minha vida.” Depois de entregar panfletos, comandar uma loja de games e vender cabelos e perucas, decidiu propagar as técnicas de venda com sua própria empresa, além das dicas faladas de forma afrontosa no perfil oficial, como não aceitar o palpite de parentes e falar diretamente com os clientes.
“Acabou sendo o formato que todos amam, já tentei outros e não deram certo. Os cursos ajudam muito, mas às vezes tem de pegar a pessoa pela mão e dar uma boa chacoalhada.”
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Publicado em VEJA São Paulo de 23 de fevereiro de 2022, edição nº 2776