A saúde dos espermatozoides depende muito de uma temperatura adequada. O aumento de calor afeta diretamente o ambiente testicular, prejudicando a produção e a qualidade das células reprodutivas masculinas.
É por isso que usar laptop no colo pode, sim, aumentar a temperatura do bolso escrotal, causando diminuição na produção dos espermatozoides e impactar negativamente na fertilidade.
“Em um trabalho científico feito com 29 homens saudáveis, foi comprovado que aqueles que ficaram por, pelo menos, quatro horas perto de um laptop com conexão wi-fi, apresentavam espermatozoides com menor motilidade e sofriam maior fragmentação de DNA, ou seja, alteração no material genético da célula”, explica Giuliano Bedoschi, especialista em reprodução humana da clínica Mater Prime, de São Paulo.
É importante lembrar que há outros fatores de risco na produção de espermatozoides, como fumar e ingerir altas doses de bebida alcoólica, e com muita frequência. “O uso de drogas recreacionais, como maconha, também pode ter um efeito negativo. A exposição à radiação e as altas temperaturas, como banheira e hidro quente, ou qualquer outra atividade que aumente a temperatura corporal, também pode influenciar na qualidade dos gametas”, complementa Bedoschi.