Há quem diga que, acima do fator 15, todos os protetores são praticamente iguais. Mas, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, eles não têm o mesmo efeito.
O fator de proteção solar (FPS) indicado na embalagem informa quantas vezes a pele está protegida, ou seja, o protetor solar com fator 15 protege quinze vezes a pele dos raios UV; o de fator 30, trinta vezes. E assim por diante.
“Quando avaliamos o grau de proteção solar em porcentagem, os fatores são parecidos. Devido a este fato, fala-se que protetores com FPS diferentes tem uma proteção similar. Mas isso não é a realidade. Um protetor solar é uma molécula química que vai sendo degradada conforme a ação do sol”, explica Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Vale lembrar que todos devem usar protetores, independentemente do tom da pele. Por mais que os negros tenham mais melanina, uma proteção natural do corpo, por exemplo, sua pele também é atingida e não está livre de manchas e problemas mais graves.
Além de usar a loção protetora, é importante evitar o sol nos horários de pico, entre 10h e 16h.