Nos primeiros capítulos da novela Amor à Vida, o autor Walcyr Carrasco manteve-se afastado das redes sociais. A atitude do autor parecia oposta a de Glória Perez, que escreveu a novela da TV Globo exibida anteriormente no horário das nove, Salve Jorge. Glória usava o Twitter para atacar os críticos e conversar com o público; já Walcyr parecia preferir o silêncio. Neste fim de semana, no entanto, o autor desabafou na internet.
+ Cauã e Isis aparecem separados em foto de ‘Amores Roubados’
Walcyr se irritou com uma nota publicada no jornal O Globo informando que ele teria pedido para mudar o visual do personagem Jayminho (Kaiky Gonzaga), um menino negro em processo de adoção por Niko (Thiago Fragoso). O cabelo black power seria cortado para evitar suposta rejeição do público. “Tenho ouvido críticas pesadas ao cabelo dele. Quero um personagem bem aceito”, ele teria dito. Na internet, o autor tratou de desmentir a publicação.
“Bem, se não estão felizes com o que estou fazendo contra o preconceito, tiro o personagem da novela e acaba a polêmica.” Em seguida, discutiu com vários seguidores: “Só para esclarecer. Não falei com o jornal ‘O Globo’ sobre esse tema. Aquela nota foi passada por alguém que quer atingir minha ética.” Veja alguns dos tuítes do autor:
Amigos, eu sinto muito, mas quem escreve a novela sou eu. Tenho que fazer como achar melhor, inclusive a mensagem contra o preconceito.
— Walcyr Carrasco (@WalcyrCarrasco) October 19, 2013
É impossível explicar ou debater um tema com quem já está contra mim e tem má vontade para ouvir. Desisto.Tem muita gente que só quer brigar
Continua após a publicidade— Walcyr Carrasco (@WalcyrCarrasco) October 19, 2013
Mas a verdade é essa: só pedi para mudar o visual de Jayminho porque ele foi adotado por alguém de dinheiro. É o que aconteceria no caso.
Continua após a publicidade— Walcyr Carrasco (@WalcyrCarrasco) October 19, 2013
Em um momento bem humorado da discussão, Walcyr lembrou de outras “polêmicas capilares” de Amor à Vida e decretou: “esta novela tem problema de cabelo”.
Mas eu concordo com uma coisa: essa novela tem problema de cabelo! Teve o cabelo da Marina, depois o do Ninho e agora o do menino!
Continua após a publicidade— Walcyr Carrasco (@WalcyrCarrasco) October 19, 2013
Não foi a primeira vez, no entanto, que Walcyr protestou na internet contra a imprensa. Um dia antes, ele reclamou da revista TiTiTi, cuja capa traz a manchete: “Feliz vira homem na cama de Glauce”. Ele escreveu, também no Twitter: “Ridicula e mal informada. Invenção. Pois é, Félix nunca deixou de ser homem. Além de tudo a capa é preconceituosa, homofóbica”.
Tudo indica que, tal como Glória Perez, Walcyr parece ter encontrado na internet uma arena para se defender das críticas. Ao espectador de Amor à Vida, portanto, a rede social acaba de virar um “canal” imperdível para acompanhar os desdobramentos do folhetim.
Dê sua opinião: o autor faz certo ao se expor no Twitter ou deveria ficar em silêncio? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.