Conheça a pequena Cailee Frost, de apenas 6 anos de idade: moradora de Phoenix, nos Estados Unidos, a menininha convive com uma doença genética rara que provoca perda de visão progressiva. Ela foi diagnosticada com a Doença de Nori, também conhecida como vitreoretinopathy exudative familiar ou FEVR quando tinha apenas 18 meses.
+ Os brasileiros já escolheram um atleta olímpico favorito: a ginasta Flavia Saraiva
+ Áudio do SporTV vaza e apresentadores são flagrados comparando canais da Globo
Catrina Frost, mãe da menininha, contou ao BuzzFeed que ela provavelmente perderá integralmente a visão até os 11 anos de idade, mas é impossível sabor ao certo: “Nós estamos nessa montanha-russa há um bom tempo. Pode ser agora, pode ser daqui a cinco anos, ou 10 anos, ou talvez nunca“, explicou a mulher.
Dada a incerteza da doença, Catrina resolveu montar uma lista de últimos desejos visuais para sua filha, ou seja, uma seleção de passeios e programas que Cailee deve fazer enquanto ela ainda pode enxergar. A ideia surgiu após uma consulta ao médico, quando a menina apontou para dunas de areia. “Eu percebi que são nestes momentos que ela consegue sentir texturas diferentes, construir novas experiência, e pensei que eu precisava escolher lugares para ir e objetos que ela precisa tocar, ver e experimentar“, contou.
Apenas alguns dias após a consulta, Catrina levou Cailee ao parque temático SeaWorld e também à praia, o que seriam as duas primeiras paradas de uma longa aventura. “Ela nunca tinha ido à praia. Ela não conseguia acreditar no quão grande ela é“, comentou a mãe.
Na sequência, a mãe coruja lançou uma campanha online em 9 de Julho para continuar a viagem. Quase imediatamente, ela recebeu uma mensagem de um membro do elenco da Disneyland, na Califórnia, Estados Unidos. “Ela me perguntou se poderia me ajudar com uma viagem para os parques temáticos, e é claro que eu disse sim, eu me senti honrada. Ela programou encontros com todas as princesas. Foi incrível, nunca vi a Cailee tão feliz“, disse.
Mãe e filha acabaram de voltar da viagem para a Disney, mas elas já tem uma longa lista de passeios para fazer a seguir. Entre as opções escolhidas por Catrina estão acampar, andar à cavalo, assistir ao balé O Quebra-Nozes, ir a um festival de balão de ar quente, visitar a floresta de Redwood e até acompanhar um desfile na Semana de Moda de Nova York: “Ela é bastante feminina, adora moda, usar roupas estilosas e maquiagem“, comentou a mãe.
A ideia da viagem é ainda mais especial: a família quer conscientizar a população sobre deficiência visual. “Cailee é uma garotinha alegre, que está sempre cantando e é uma líder de torcida nata. Ela mantém essa família na direção certa. Seu nome do meio é Joy (‘alegria’, em português), e ela o incorpora todos os dias. Ela é empoderada, ela é independente, ela é bem sucedida“, comentou Catrina.
Dê sua opinião: E você, o que achou da tocante história da família? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.